Um dos problemas administrativos e econômicos mais comuns que um consultório odontológico enfrenta é a falta dos pacientes nas consultas marcadas. Pode não parecer, mas essas ausências afetam financeiramente essas clínicas.
Para saber como resolver esse problema, confira três ótimas dicas abaixo:
Entenda porque esses pacientes não comparecem ao consultório odontológico
O primeiro passo para poder começar a reduzir o não comparecimento de pacientes ao consultório odontológico é entender o que causa essas ausências.
São muitos os motivos que podem levar um paciente a desmarcar uma consulta ou simplesmente não aparecer no dia marcado. Confira os mais comuns:
- Esquecimento;
- Falta de planejamento;
- Falta de vontade;
- Imprevistos na rotina;
- Marcar com outro consultório.
Para poder entender como combater esse não comparecimento, precisamos saber o que motivou essas ausências, e não tem como fazer isso se não for perguntando. Por isso, uma ótima prática, a qual, vai ajudar a aumentar o índice de comparecimentos, é ligar para o paciente após a falta e perguntar o que houve e se ele deseja marcar um novo dia essa consulta.
Dependendo da resposta do paciente, dá para ter uma noção mais ou menos concisa do que pode ser feito para evitar que esse tipo de situação aconteça novamente.
Confirme a consulta um dia antes
Um dos motivos mais comuns para faltas em um consultório odontológico é o esquecimento da consulta. A vida cotidiana é muito corrida e nossa cabeça tem alguma dificuldade de gravar algumas informações, devido ao alto fluxo de atividades que temos de fazer todos os dias.
Por isso, uma ótima estratégia por parte do consultório é ligar para o paciente um dia antes para confirmar a consulta. De preferência, ligue de manhã para que o paciente tenha oportunidade de negociar a ausência no trabalho caso tenha esquecido.
Além da ligação (que é preferível por ser mais pessoal), esse procedimento ainda pode ser automatizado com a utilização de uma mensagem pelo aplicativo Whatsapp ou por meio de um e-mail. Para isso, basta fazer um cadastro com o número de telefone ou e-mail dos pacientes e utilizar um programa próprio que desenvolva esse tipo de trabalho.
Melhore a qualidade do atendimento
Pacientes podem não comparecer a um consultório odontológico por muitas razões, incluindo uma simples e óbvia, mas que a maioria dos administradores nem cogitam: eles não querem.
Simples assim: talvez os pacientes não queiram se consultar no seu consultório. Eles podem escolher outro dentista ou até mesmo deixar de se consultar se os problemas de atendimento na sua clínica forem muito graves.
Problemas que afetam a qualidade do atendimento no local são os seguintes:
- Demora muito grande para ser atendido;
- Falta de simpatia no atendimento;
- Dentista com pouca atenção ou preocupação pelo paciente;
- Má qualidade do tratamento.
Se for esse o caso no seu consultório, invista em técnicas e treinamentos para garantir uma maior qualidade de atendimento e, dessa forma, uma maior fidelização dos seus pacientes.
Para concluir, lembre-se sempre que a experiência do paciente envolvendo o seu consultório odontológico, incluindo antes, durante e depois da consulta, é essencial para subir o índice de comparecimentos.
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