5 formas de transmissão de doenças no consultório

O consultório odontológico é um ambiente de trabalho que, devido à natureza dos procedimentos realizados, apresenta um risco significativo de transmissão de vírus e bactérias que causam doenças como hepatite, herpes, HIV, tuberculose, Covid-19 e muitas outras. Para o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), que atua na linha de frente do atendimento e assistência, entender as formas de contaminação é crucial para garantir a própria segurança e a dos pacientes.

Existem cinco principais vias pelas quais os microrganismos podem ser transmitidos neste ambiente:

  1. Direta: Ocorre através do contato imediato com lesões infecciosas ou com sangue e/ou saliva contaminados, o que é comum durante os procedimentos.
  2. Indireta: Envolve o contato com um objeto inanimado que foi contaminado, como um instrumento, superfície de trabalho ou equipamento que não foi devidamente higienizado ou esterilizado.
  3. Respingo ou Borrifo: A transmissão acontece quando há projeção de sangue, saliva ou outros fluidos corporais que entram em contato com a pele não intacta (rompida) ou com as mucosas do profissional.
  4. Pelo Ar: Esta via transfere microrganismos patogênicos por meio de partículas suspensas, como sprays, névoas ou aerossóis gerados por equipamentos de alta rotação.
  5. Tubulações do Equipamento Odontológico: Esta forma de contaminação se dá pela inalação ou ingestão de água que contém microrganismos liberados do biofilme que se forma no interior das tubulações.

A constante exposição ao sangue e à saliva coloca os profissionais de odontologia em uma situação de risco elevado. Portanto, a prevenção rigorosa é fundamental. A equipe deve estar devidamente vacinada contra doenças imunopreveníveis.

Além da vacinação, a adoção de medidas de biossegurança é indispensável. O uso correto e completo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) — como luvas, máscaras, óculos de proteção e jalecos — cria barreiras físicas eficazes. Igualmente vital é a correta esterilização e desinfecção de todos os materiais e equipamentos odontológicos, quebrando a cadeia de transmissão indireta e garantindo um ambiente seguro para todos.

Mais no Blog Curso ASB

Quer saber mais sobre o dia a dia do ASB? Acesse o nosso blog e nossas redes sociais tenha acesso a informações úteis para a profissão! Até mais.

Quero ingressar no Curso ASB!

Confira mais alguns conteúdos relacionados

© 2025 Curso ASB – Todos os direitos reservados.