Seja bem vindo ao nosso Blog!

O uso de piercings prejudica a saúde bucal?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Piercings

Piercings em todos os lugares do corpo. O adereço é amplamente utilizado em todo o mundo. E não é de hoje não. Tribos utilizam a milhares de anos este tipo de objetos pelo corpo. Mas os locais mais inusitados em que a peça vem sendo colocada, isso sim pode ser considerado mais recente.

Independente do local em que venha a ser colocado, seus adeptos devem proceder com uma série de cuidados, já que seu uso exige perfurações no corpo. Mas há locais que oferecem mais riscos, portanto os cuidados devem ser redobrados. Um destes locais é a boca. Piercings na língua, nas bochechas ou nos lábios. O local conta com agravantes, já que apresenta uma infinidade de bactérias.

Portanto a primeira coisa a fazer se você está pensando em colocar um piercing na boca é procurar um profissional adequado para isso. Geralmente os piercings são colocados nos estúdios de tatuagens. Estes profissionais devem seguir normas estabelecidas pela vigilância sanitária para garantir o funcionamento de seus estabelecimentos.

Verifique se o profissional que você escolheu está atuando de acordo com as normas vigentes de segurança. Além disso, a limpeza do ambiente deve ser observada. Lembra que falamos dos locais que oferecem mais riscos no corpo? Então, como a boca é um ambiente propício de acúmulo de bactérias, nada de se expor a riscos desnecessários.

Antes de bater martelo na sua decisão de colocar mais um adereço pelo corpo, os riscos que o uso do piercing pode trazer a sua saúde bucal devem ser observados. A seguir vamos enumerar alguns:

Riscos ao colocar os piercings bucais

São diversos os riscos para a saúde bucal ao se colocar piercings na cavidade oral. As inflamações podem ser decorrentes se os cuidados não forem redobrados. E os dentistas destacam o risco das inflamações na boca, já que as bactérias podem, por meio, da corrente sanguínea, chegar ao coração e causar a endocardite.

Além disso, por ser uma área muito irrigada, a perfuração pode causar sangramento excessivo. Algumas pessoas podem ter o local da perfuração com inchaço, o que dificulta a fala e até mesmo a respiração.

Deve-se destacar que os materiais utilizados para os piercings bucais devem ser de boa qualidade, senão podem até enferrujar. Deve-se fugir dos adereços muito baratos. Eles podem custar bem caro prejudicando a saúde bucal de quem se arrisca.

O ‘objeto estranho’ na cavidade bucal pode ainda quebrar ou trincar os dentes, pois a pessoa pode acabar mordendo ou batendo o piercing na estrutura dentária.

Limpeza adequada para manter a saúde bucal

Passado o período de riscos da colocação do piercing na cavidade bucal, os cuidados devem ser mantidos. Para realizar uma limpeza adequada, o objeto deve ser retirado diariamente.

O local perfurado também deve ter uma limpeza adequada, para evitar o acúmulo de bactérias, e a formação do biofilme bucal. Deve-se destacar ainda que o uso dos piercings pode aumentar a probabilidade de cáries e gengivite, prejudicando a saúde bucal de quem o coloca.

Antes de colocar os piercings na boca, um dentista deve ser consultado. E também periodicamente após a sua colocação para evitar o aparecimento de doenças bucais. Mantenha a saúde bucal em dia. Saiba mais em nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​