A rotina do Instrumentador Cirúrgico em Odontologia (ICO) é intensa. Ele é o responsável por uma cirurgia mais segura, tanto para o paciente, quanto para toda a equipe do consultório odontológico. Também é esse profissional quem cuida da esterilização. Neste post, falamos sobre o que faz um instrumentador no dia a dia.
Afinal, o que faz um instrumentador?
1 – Paramentação do instrumentador e da equipe
Primeiro, o instrumentador verifica se ele e toda a equipe com a qual trabalha estão paramentados corretamente para o início do procedimento. O uniforme dos profissionais deve incluir avental, luvas, gorro, óculos – os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
2 – Separação dos instrumentos odontológicos
Na sequência, o instrumentador precisa saber qual a cirurgia que o espera para, assim, separar os materiais que devem ser colocados na mesa cirúrgica.
A mesa cirúrgica tem os quadrantes divididos nas quatro etapas da cirurgia: exérese, diérese, hemostasia e síntese.
A montagem, geralmente, é feita com base na ordem dos instrumentos utilizados pelo dentista. O Instrumentador Cirúrgico em Odontologia , porém, deve ficar atento ao processo e acompanhar todos os passos do cirurgião caso mudanças aconteçam.
Quando o procedimento é mais complexo, o profissional também pode recorrer à montagem da mesa auxiliar.
3 – Esterilização de todos os materiais
Depois da cirurgia, o instrumentador precisa esterilizar com atenção todos os materiais. Nem sempre o dentista usa todos os instrumentos separados.
Na hora da esterilização, porém, é preciso que todos os instrumentos que ficaram sob a bandeja durante a consulta sejam bem higienizados, tenham sido utilizados ou não. Isso porque, caso contrário, é bem possível que um contamine o outro mesmo sem que tenha havido o contato direto.
Quer saber mais sobre a profissão de Instrumentador Cirúrgico em Odontologia? Acesse o nosso blog e veja como fazer esse e outros cursos da área sem sair de casa e em pouco tempo. Até a próxima!