Você já ouviu falar por aí que o seu sorriso é o seu cartão de visitas? Deve ser por isso que, cada vez mais, as pessoas têm procurado consultórios odontológicos em busca de dentes brancos e alinhados. E não é só pela estética: ter uma mordida correta garante qualidade de vida ao paciente. E você, sabe se precisa de um ortodontista?
7 sinais de que você precisa de um ortodontista
Se você apresenta algum dos 7 problemas abaixo, pode ser um forte candidato para um tratamento ortodôntico:
- Sobremordida ou mordida profunda — é quando os dentes de cima cobrem quase que totalmente os dentes de baixo, causando problemas mastigatórios.
- Mordida cruzada anterior — é quando os dentes de cima não se encaixam com os dentes de baixo, projetando o queixo da pessoa para frente.
- Mordida cruzada — é quando um ou mais dentes de cima não se alinham com os de baixo, deixando o sorriso torto.
- Mordida aberta — é quando não há contato entre os dentes de cima e os de baixo nos momentos em que o paciente sorri ou morde.
- Desvio de linha mediana — é quando quando o centro da arcada dentária superior não está alinhado com o centro da arcada dentária inferior.
- Diastema — é um espaço extra que se forma entre um ou mais dentes. Lembra do sorriso da Madonna?
- Apinhamento — é quando existem dentes demais para uma arcada dentária pequena.
E aí, precisa de um ortodontista? Lembre-se que é apenas esse profissional quem pode determinar se você deve ou não fazer um tratamento ortodôntico.
Com a ajuda de instrumentos de diagnóstico – que incluem históricos médico e dentário completos, exame clínico, moldes de gesso dos dentes, fotografias e radiografias especiais – o ortodontista decide se a ortodontia é recomendável e, assim, desenvolve um plano de tratamento adequado para o seu caso.
Quer saber mais sobre os tratamentos ortodônticos que existem? Então, acesse o nosso blog!