Ter uma profissão em 2019 pode ser a meta de muita gente. Se você pretende ser Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), aposto que já pesquisou o que esse profissional faz no dia a dia. Mas e o que um auxiliar de dentista não pode fazer, você sabe? No post desta segunda-feira, nós falamos sobre isso.
O que o auxiliar de dentista não pode fazer?
A primeira coisa proibida é exercer a atividade de forma autônoma. O ASB deve atuar junto com um dentista para que possa ser orientado durante o trabalho.
Sendo assim, o Auxiliar em Saúde Bucal não tem autorização para prestar assistência – direta ou indiretamente ao paciente – sem a supervisão do dentista ou, ainda, de um Técnico em Saúde Bucal (TSB).
Na lista do que o auxiliar de dentista não pode fazer, também está a proibição de realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados na lei que regulamenta a profissão (Leia mais abaixo).
Por fim, o ASB também está proibido de fazer propaganda de seus serviços – seja nas redes sociais ou em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.
E o que o auxiliar de dentista pode fazer?
Todas essas proibições estão no Manual do Técnico em Saúde Bucal e do Auxiliar em Saúde Bucal formulado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Paraná, que também traz quais são os deveres do profissional no dia a dia, seja em consultórios odontológicos ou em ambientes hospitalares. Veja abaixo:
- Organizar e executar atividades de higiene bucal;
- Processar filme radiográfico;
- Preparar o paciente para o atendimento;
- Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares;
- Manipular materiais de uso odontológico;
- selecionar moldeiras;
- Preparar modelos em gesso;
- Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal;
- Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho;
- Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal;
- Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
- Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários;
- Realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde
bucal; - Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.
Quer saber mais sobre a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)? Então, não deixe de acessar o nosso blog!