O Ensino a Distância (EaD) tem ficado cada vez mais popular no Brasil. Há, porém, quem ainda tenha receio com relação a essa modalidade de ensino. No post desta quarta-feira, com a ajuda da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), desmentimos 5 mitos sobre estudar a distância.
5 mitos sobre estudar a distância
Mito 01: Profissionais formados por EaD não se destacam.
Profissionais formados por Ensino a Distância são tão capazes quanto os que fizeram cursos presenciais.
Sem contar que o perfil de quem optou pela EaD é muito valorizado pelas empresas, já que a modalidade exige autonomia, organização e comprometimento.
Mito 02: Não existe interação social em EaD.
A interação e troca social dos alunos de EaD é até maior do que nos cursos presenciais.
Nos cursos presenciais noturnos, por exemplo, o estudante chega na hora da aula e vai embora “correndo” para poder descansar para o trabalho no dia seguinte.
Já os alunos de cursos a distância de qualidade têm à disposição e-mails, fóruns, chats, trabalhos em grupo e interação presencial nos polos.
Mito 03: A qualidade do EaD é pior.
Os cursos de Ensino a Distância são avaliados pelo Ministério da Educação, via Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), assim como os cursos presenciais.
O que se deve levar em conta é a qualificação do quadro de professores, a credibilidade da instituição e as avaliações do curso.
Mito 04: O EaD é mais fácil.
Se o curso é planejado, rico em material didático básico e complementar, não há como estudar menos. Sem contar que o Ensino a Distância demanda disciplina, gestão do tempo e responsabilidade.
Mito 05: Curso presencial tem mais professores para tirar dúvidas.
O professor virtual é de muito mais fácil acesso do que o presencial. Isso porque o aluno pode se conectar a qualquer hora e o professor, de uma forma geral, responde em até 48 horas.
Quer saber mais sobre como é estudar a distância? Então não deixe de ver os outros posts do nosso blog. Até a próxima!