O tratamento odontológico pode ser desagradável para os pequenos se o dentista e a sua equipe não estiverem preparados. E uma coisa é certa: a forma da lidar com eles precisa ser diferente. No post desta segunda-feira, veja como o dentista e o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) podem distrair as crianças na consulta.
Crianças na consulta: 4 dicas simples para distraí-las
- Decoração atrativa
Uma decoração infantil no consultório odontológico pode ser um bom jeito de começar essa relação entre a equipe e os minipacientes. Isso porque a primeira impressão é fundamental para minimizar o medo deles.
- Jalecos divertidos
Esqueça os jalecos e toucas tradicionais! Invista em uniformes coloridos e estampados, que trazem alegria e têm tudo a ver com o universo infantil. Eles também podem ser uma boa forma de aproximar equipe e paciente.
- Instrumentos odontológicos de brinquedo
A curiosidade dos pequenos – o famoso “ver com as mãos” – pode atrapalhar, mas também pode ajudar e muito se houver criatividade! Hoje, existem brinquedos que imitam os instrumentos odontológicos.
Utilizá-los na consulta pode, além de divertido, ser pedagógico. Que tal, durante as brincadeiras, explicar, de forma didática, a importância de cuidar da saúde bucal?
- Lembrancinha motivacional
Por fim, a nossa última dica é distribuir uma lembrancinha motivacional ao fim da consulta. Ela deve demonstrar o quanto a equipe ficou feliz com a cooperação da criança.
Pode ser, por exemplo, um adesivo com o passo a passo para a escovação correta dos dentes. Ou, quem sabe, um desenho para colorir e trazer na próxima vez para o mural do consultório odontológico.
Viu como pode ser simples entreter as crianças na consulta? Agora, se o problema é lidar com o medo dos adultos, não deixe de conferir no nosso blog o post sobre o assunto.
Lá, também tem outras dicas para melhorar o atendimento onde você trabalha. Até mais!