Seja bem vindo ao nosso Blog!

Posso atuar como auxiliar de dentista enquanto faço o curso de formação?

Desde 2009, trabalhar no Brasil como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) exige certificação e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Mas e quem está fazendo o curso de formação? Já pode atuar como auxiliar de dentista enquanto isso?

A resposta é: não.

Então, quando posso atuar como auxiliar de dentista?

Para trabalhar de forma legal como ASB, a Lei nº 11.889, que regulamenta a profissão, é bem clara: o profissional já deve ter terminado o curso de formação e possuir a carteira expedida pelo CRO, seja provisória ou não.

A carteira provisória pode ser requerida pelo profissional que terminou o curso e ainda não tem o certificado de conclusão, mas possui uma certidão de conclusão com a data de início e de término da formação.

Já a carteira principal é deve ser retirada por quem já pegou o certificado de conclusão. Em outro post aqui do blog, nós listamos todos os documentos necessários para pedir cada registro no Conselho Regional de Odontologia. Veja aqui.

E quanto ao estágio?

A única possibilidade de atuar como auxiliar de dentista durante o curso de formação é sendo estagiário. O estágio é obrigatório para conquistar a certificação e o registro no CRO.

São necessárias, geralmente, 85 horas. O estágio funciona para que o futuro profissional se prepare melhor para a carreira que escolheu. Isso porque, quando estagia, ele tem uma boa noção das tarefas que desempenhará no cargo.

Assim como em outras profissões, estagiar como ASB pode facilitar a efetivação. Por isso, é tão importante que o estagiário tire o máximo de proveito nesse período de aprendizagem.

Mesmo que não consiga ser contratado onde estagiou, o estagiário não deve ter dúvidas de que a experiência serviu para enriquecer o currículo. Para os empregadores, o profissional que faz estágio chega ao mercado de trabalho muito mais preparado para os desafios.

Ainda alguma dúvida com relação à profissão de auxiliar de dentista? Então, não deixe de acessar o nosso blog. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​