Se você sonha em ter um os dentes alinhados, mas desiste só de pensar no sorriso metálico, saiba que os tempos mudaram. A Odontologia evoluiu e muito nos últimos anos. Já ouviu falar em alinhadores estéticos, a última moda quando se fala em tratamento ortodôntico?
Vantagens dos alinhadores estéticos
Os alinhadores estéticos – placas transparentes e removíveis – promovem conforto por conta da sua superfície lisa. Ou seja: nada de fios ou metais que machucam a boca.
Eles são práticos porque você pode removê-los para comer e na hora da higiene bucal. Não existe malabarismo para passar o fio dental. A estética também não deixa a desejar porque o uso é praticamente imperceptível.
E, agora, uma das melhores vantagens do método: se o paciente colaborar, o tempo de tratamento pode diminuir. Já pensou que maravilha?
Quem pode usar
Os alinhadores estéticos podem ser usados até mesmo por crianças que têm a dentição mista – dentes de leite e permanentes. Na verdade, não existem contraindicações, apenas limitações.
Há pacientes, por exemplo, com irregularidades dentárias que impedem o encaixe da mordida. Isso acaba causando um pouco de dificuldade durante o tratamento. Esse problema, porém, pode ser resolvido com a combinação entre o alinhador estético e aparelhos ortodônticos convencionais.
Como funciona o tratamento
O planejamento e a confecção das placas são feitos depois da primeira consulta com o dentista. O profissional fotografa e molda os dentes do paciente. Depois, é realizado o escaneamento que permite produzir os alinhadores estéticos sob medida.
O tempo de uso das placas por dia varia. Geralmente, a recomendação é a de 20 horas diárias. Vale lembrar que quanto mais tempo o paciente passar usando, menor é o tempo de tratamento. Os resultados podem começar a aparecer entre seis meses e um ano de uso.
Cuidados
Os bons resultados também dependem dos cuidados com os alinhadores estéticos. Eles devem ser trocados a cada duas semanas pelo dentista.
É importante, ainda, manter as placas e os dentes limpos, principalmente sem restos de alimentos. Se você for retirá-las para comer, outra dica: guarde-as em um local adequado para evitar contaminações e perdas.
Ficou interessado? Então, não deixe de marcar uma consulta com o seu dentista para discutir o preço e outros detalhes do tratamento! Para mais posts sobre saúde bucal e tratamentos ortodônticos, acesse o nosso blog.