Seja bem vindo ao nosso Blog!

Não perca tempo! 3 fatos até você concluir seu curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Um curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) transforma profissionais que já atuam na área e ajudam a preencher uma lacuna muito importante no mercado de trabalho nacional, formalizando uma série de profissionais informais e garantindo uma porta aberta para tantos outros que querem entrar nesse mercado e não sabem como.

Porém, um curso desses é uma longa jornada: são seis meses de trabalho até o curso ser concluído. Para estimular a encarar esse semestre sem medo, listamos três fatos que vão acontecer até você concluir o seu curso de auxiliar de saúde bucal.

Vamos lá?

Você poderá entrar num dos maiores mercados odontológicos do mundo

Segundo a lei nº11.889, de 24 de dezembro de 2008, para trabalhar como Auxiliar de Saúde Bucal, o profissional precisa ter registro no CFO (Conselho Federal de Odontologia) e no CRO local (Conselho Regional de Odontologia). E para obter esses registros, é necessário um certificado de um curso de Auxiliar de Saúde Bucal em escolas reconhecidas por essas instituições.

Portanto, você só consegue realmente entrar no mercado de trabalho do setor odontológico brasileiro como um Auxiliar de Saúde Bucal, se tiver feito um curso ASB. E quais as vantagens de atuar nesse mercado?

Bom, é simples: o mercado odontológico brasileiro é um dos maiores do mundo, sendo o maior mercado da América Latina. Estamos falando de um mercado que não só movimenta milhões de dólares de importação e exportação (apenas em nove meses, o país movimentou mais de $87 milhões de dólares em exportações em 2014), como ainda, há mais de 10 anos consecutivos, fecha o ano com saldo financeiro positivo, mesmo na crise que o Brasil enfrenta.

Para completar, um lado positivo para quem quer ser um ASB: se por um lado o mercado está vendo uma inundação de cirurgiões-dentistas, por outro, tem-se uma demanda cada vez maior por Auxiliares de Saúde Bucal e Técnicos em Saúde Bucal. Isso acontece porque um ASB ou TSB são profissionais mais versáteis e capazes de auxiliar de diferentes formas uma clínica, enquanto os cirugiões-dentistas atuam de forma mais lenta e especializada.

Tanto a inciativa privada como a iniciativa pública começam a reconhecer a necessidade cada vez mais pujante de investir na contratação de mais ASBs do que cirurgiões-dentistas para clínicas.

Você aprenderá muito sobre procedimentos odontológicos em um curso de Auxiliar de Saúde Bucal

A carga horário de um curso de Auxiliar de Saúde Bucal é de 400 horas, totalizando cerca de seis meses de duração.

Durante esse período, muito conteúdo informativo é transmitido ao estudante, que passará a dominar noções e conceitos importantes para a realização do seu futuro trabalho dentro do mercado odontológico.

Dentre as especialidades odontológicas que o estudante aprenderá durante o Curso ASB estão as seguintes:

  • Prótese Dentária;
  • Endodontia;
  • Periodontia;
  • Estomatologia.

Além disso, o estudante também aprenderá sobre Implantodontia, Ortodontia, Odontopediatria, como tratar pacientes com necessidades especiais, Dentística, Cirurgia Bucal, Radiologia odontológica e muito mais.

Além dessas áreas específicas de especializações dentro da odontologia, o formando em Auxiliar de Saúde Bucal também aprenderá conceitos básicos sobre nosso corpo, a formação de doenças odontológicas e muito conteúdo sobre Biossegurança de um consultório odontológico, para evitar contaminações e outros riscos de doenças transmissíveis.

As primeiras horas de trabalho como ASB serão realizadas antes do certificado ser emitido

Como mencionado logo acima, o curso de Auxiliar de Saúde Bucal leva cerca de 400 horas (ou seis meses) para ser completado. Dentre essas 400 horas, existem cerca de 85 horas destinadas para um período de estágio supervisionado dentro do curso.

Isso significa que as primeiras 85 horas que o estudante realizará como um Auxiliar de Saúde Bucal serão dentro do âmbito do estágio do curso, onde sua postura profissional e os seus conhecimentos serão testados e avaliados num ambiente seguro e com tempo para correção e aprimoramento da sua postura profissional.

Muito interessante tudo isso, não é mesmo? Você tem o interesse em fazer um curso de Auxiliar de Saúde Bucal e atuar como ASB no mercado de trabalho? Conte a sua experiência para a gente nos comentários abaixo e siga nossa página no Facebook.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​