A proteção do auxiliar de dentista está diretamente ligada ao uniforme que ele usa para trabalhar. Todos os dias, esse profissional está exposto a uma série de doenças contagiosas, como a tuberculose e a hepatite. E ele pode contraí-las caso não esteja totalmente seguro. Neste post, nós falamos mais sobre contaminação cruzada e a importância da andar uniformizado.
O uniforme na proteção do auxiliar de dentista
A contaminação cruzada acontece quando o dentista, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) ou outro membro da equipe odontológico faz o transporte de vírus e bactérias de um objeto infectado para outro que não está. Quando o profissional não está uniformizado, essa transmissão de microrganismos é facilitada.
Para evitar esse problema, hospitais, unidades de saúde, clínicas médicas, consultórios odontológicos e outros locais que responsáveis pela saúde da população têm manuais de biossegurança.
Essas publicações ensinam os profissionais a esterilizarem os instrumentos utilizados no dia a dia e também dão outros tipos de orientações para evitar a contaminação cruzada no ambiente de trabalho.
No manual de Odontologia, uma das principais medidas de biossegurança diz que jalecos, aventais, luvas, máscaras são de uso obrigatório em clínicas e consultórios – são os famosos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A atitude é para impedir que o sangue e as secreções do paciente – afetados ou não por alguma doença – entrem em contato direto com a pele do ASB, que por sua vez, pode ser contaminado e/ou acabar infeccionando outro paciente ou colega. Perigoso, não é?
A higienização do uniforme
Todo esse uniforme profissional deve ser frequentemente higienizado para não virar um bom meio de propagação de microrganismos.
As luvas, por exemplo, devem ser trocadas a cada atendimento. Já os jalecos precisam ser de manga comprida e de gola alta para garantir a proteção de todas as partes do corpo. Em outro post aqui do blog, leia mais sobre como tirar as machas de sangue e de gordura deles.
Ainda falando da proteção do auxiliar de dentista, é importante não se esquecer da esterilização das vestimentas contra radiação.
Outras vantagens do uniforme
Secundariamente, Auxiliar em Saúde Bucal deve usar uniforme também para organização e padronização do consultório odontológico. Um jaleco com o nome e a função do profissional é importantíssimo para o paciente que chega para a sua primeira consulta e ainda não sabe quem é quem ali.
Vale lembrar que o uniforme deve ser usado só no ambiente de trabalho por questões sanitárias! Quer saber mais sobre proteção do auxiliar de dentista? Então, acesse o nosso blog e leia os nossos posts sobre o assunto. Até a próxima!