Seja bem vindo ao nosso Blog!

Fio dental x palito de dente: Qual você costuma escolher?

Quando um pedacinho de carne enrosca no vão entre os dentes a qual você recorre: ao fio dental ou ao palito de dente? Neste post, conheça a origem de cada um e veja a melhor opção para a sua saúde bucal.

Fio dental x palito de dente

Acredite se quiser: o palito de dente veio antes do homem! De acordo com a Revista Superinteressante, já foram achadas dentadas de neandertais com sinais de uso dele. Outros primatas também foram flagrados usando pedaços de madeira com o mesmo propósito.

O palito de dente é conhecido por todas as culturas humanas, seja feito de madeira, plástico, bronze, ferro ou outros metais. O primeiro fabricante em escala mundial, porém, foi o americano Charles Forster, em 1870.

Já o fio dental foi inventado pelo dentista americano Levi Spear Parmly, em 1815. No entanto, começou a ser produzido em larga escala apenas em 1882.

Bom, muita gente acha que os dois objetos têm a mesma finalidade… Mas não é bem assim que funciona!

O palito de dente consegue, no máximo, aliviar o incômodo causado pelo alimento preso entre os dentes. Fora isso, só serve para causar pequenos ferimentos na gengiva, que podem ficar mais graves se uma lasquinha de madeira ficar presa ali.

O fio dental, por outro lado, além de eliminar o desconforto da comida nos dentes, contorna bem a superfície deles. Ele alcança, ainda, uma região que fica entre a borda da gengiva e o dente. É bem ali que a placa bacteriana costuma se acumular.

Quando usado corretamente, o fio dental desarranja a placa bacteriana acumulada. Dessa forma, elimina as bactérias e previne de verdade a inflamação da gengiva e a cárie!

Agora, não restam mais dúvidas de que o fio dental é sempre a escolha mais eficiente, não é?

Como passar o fio dental da forma correta

Mas, afinal, qual é o jeito certo de passar o fio dental? Veja, abaixo, o passo a passo:

  • Primeiro, enrole cerca de 40 centímetros do fio dental ao redor de cada dedo médio, deixando uns 10 centímetros entre eles;
  • Depois, segurando o fio dental entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes;
  • Passe cuidadosamente o fio dental ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio dental contra a gengiva porque ele pode cortar ou machucar o tecido gengival, que é superfrágil;
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo;
  • Para remover o fio dental, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio do dente.

Mais no Blog Curso ASB

Para saber mais sobre saúde bucal, acesse o nosso blog e confira dicas para manter o sorriso sempre bonito e saudável. Tem post novo toda sexta-feira! Até a próxima.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​