Cáries
Os sisos ficam em uma parte de difícil acesso para a escova de dentes e o fio dental, ao não extraí-los e não conseguir higienizar da forma correta, o local pode acumular alimentos e formar cáries.
Inflamação
Também por não conseguir higienizar da forma correta, o acúmulo de alimentos pode inflamar o local e causar muita dor. Isso é conhecido como pericoronarite e pode ser muito incômoda quando acumula bactérias.
Enxaqueca
Pelo seu posicionamento na boca, o dente pode pressionar a área e causar muitas dores de cabeça e até febre nos pacientes.
Desalinhar os dentes
Em boa parte dos casos, o siso pode estar mal posicionado ou crescendo em um espaço menor que o que deveria. Isso pressiona o dente ao lado e pode desalinhar todos os outros, em uma reação de efeito dominó. Aos poucos, todos os dentes podem ser afetados com essa ação.
Como avaliar a necessidade de remover os sisos
É necessário consultar um cirurgião-dentista para avaliar a necessidade de remover os sisos. Ele fará um exame de raio-x e verificará a posição dos dentes e suas raízes. Há casos em que a remoção não é necessária. Mas, na maioria deles, a não extração pode gerar muitos problemas.