Mas, apesar de milenar e de ser usado em todas as culturas do mundo, será que o palito de dente cumpre a sua função tanto quanto o fio dental? Continue lendo para entender a diferença entre os dois.
Palito de dente x Fio dental: qual é melhor?
O palito de dente serve para remover resíduos grandes de alimentos que ficam presos entre os dentes. Como fiapos de fruta, pedacinhos de carne, casquinha da pipoca… Então, ele rapidamente alivia o desconforto e pode te livrar de situações constrangedoras.
O ideal é usá-lo quando se está fora de casa e não há tempo hábil para passar o fio dental ao escovar os dentes após uma refeição.
Embora o palito de dente retire o alimento em meio aos dentes, ele não tem a função mais importante do fio dental: a de higienização. O fio dental ajuda a remover a placa bacteriana e controlar seu crescimento. Isso acontece porque ele é fino e maleável, contornando bem os dentes e o encontro do dente com a gengiva, lugar onde a placa de acumula.
Ao controlar o crescimento da placa bacteriana, o fio dental contribui para que a gengiva não inflame, causando a gengivite – que gera sangramento. Já o fio dental pode causar essa inflamação, se não for manuseado corretamente. E ainda há o risco dele se quebrar no meio do dente e aí, causar um dano ainda maior.
A resposta então é clara: o fio dental é mais indicado que o palito de dente. Esse último, deve ser usado apenas para pequenas emergências, quando não há a possibilidade de uso do fio dental.
Clique aqui para conferir a forma correta de usar o fio dental.