Para ser Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) no Brasil, são dois os requisitos: ter a formação na área e o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Já passou dessas etapas? Então, agora, é hora de ir em busca de uma vaga! Mas, antes, responda rápido: como ASB, você sabe o que pode ou não fazer no consultório?
Se você não tem certeza das suas obrigações como auxiliar de dentista, este post é para você. Leia com atenção!
O que posso fazer no consultório?
O Auxiliar de Saúde Bucal pode fazer no consultório ações de promoção e de prevenção em saúde bucal. Pode, ainda, realizar a limpeza, a assepsia, a desinfecção e a esterilização de instrumentos e equipamentos.
Pode também aplicar as medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos e itens odontológicos. Além do mais, pode auxiliar e instrumentar o dentista em intervenções clínicas.
O ASB pode processar filme radiográfico, selecionar moldeiras, preparar modelos em gesso e manipular materiais de uso odontológico. Pode, por fim, participar de levantamentos e de estudos epidemiológicos.
E o que não posso fazer no consultório?
O auxiliar de dentista não pode exercer a atividade de forma autônoma. Ele deve atuar junto de um dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal (TSB).
O ASB também não pode comandar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados na lei que regulamenta a profissão. Por exemplo: colocar aparelho ortodôntico, remover suturas, fazer clareamento dental…
O auxiliar de dentista não pode, por fim, fazer propaganda de seus serviços, seja nas redes sociais ou em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.
Ainda ficou com dúvidas sobre o que o Auxiliar em Saúde Bucal pode e o que não pode fazer? Então, a dica é ler atentamente o Manual do ASB, que costuma ser disponibilizado pelos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs). Veja o do CRO-PR aqui.
Mais no Blog Curso ASB
Para mais posts sobre a profissão de auxiliar de dentista, acesse o nosso blog! Até a próxima.