No Paraná e em São Paulo, usar jaleco fora do trabalho é proibido por lei e quem a descumpre paga multa e tudo. Infelizmente, em nem todo lugar é assim. Por isso, é importante que os profissionais da saúde, sem precisar de legislação, tenham consciência de que utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na rua pode colocar em risco a vida de outras pessoas. Neste post, entenda o porquê.
Porque não usar jaleco fora do trabalho
Em época de pandemia, todo o cuidado é pouco.
O jaleco do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) pode ser fonte de contaminação quando transporta bactérias e vírus nocivos de um local para outro. E esse transporte é perigoso de qualquer forma: quando acontece do consultório odontológico (ou médico) para a comunidade e vice-e-versa.
Diante do risco, a Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio do seu Manual de Biossegurança, recomenda que o uso dos EPIs fique restrito ao local de trabalho para que a chance de infecção seja reduzida.
Mas, além de evitar usar jaleco fora do trabalho, o ASB deve mantê-lo sempre limpo para também prevenir contaminações.
Como manter o jaleco branquinho
Você sabe como lavar o seu jaleco? Hoje, existe uma infinidade de modelos, né? Com manga ou sem manga, branco ou colorido, liso ou estampado… E cada um precisa de cuidados especiais!
Se ele for todo branco e você optar por usar hipoclorito, é importante não colocar a água com alta temperatura. Isso porque o hipoclorito perde sua função e, assim, vai parecer que você não usou nada! A maneira correta é colocar o hipoclorito, colocar de molho por uma hora e, depois, deixar secar totalmente.
Se o seu jaleco é colorido, coloque-o, por pelo menos meia hora, imerso em água fervente com perborato. Depois, enxágue e continue a lavagem como de costume, com o sabão e com o amaciante que você preferir.
Lavado, o jaleco deve ser passado e colocado em um saco limpo e fechado para o transporte. Pendurá-lo no cabide e colocá-lo diretamente no banco, dentro do carro, é pouco higiênico, já que a poeira pode impregnar.
Mais no Blog Curso ASB
Gostou do post desta segunda-feira? Então, acesse o nosso blog e veja mais publicações que auxiliam o dia a dia do auxiliar de dentista. Nós esperamos a sua visita. Até mais!