O uso do aparelho fixo resulta em dentes alinhados e em mordida ideal. Muita gente tem investido nele em busca do sorriso perfeito. No post desta sexta-feira, desmascaramos três mitos sobre para você que usa ou tem interesse em investir no tratamento ortodôntico.
3 mitos sobre o aparelho fixo
É coisa de adolescente
O sorriso metálico dos adolescentes ainda pode ser a primeira imagem que vem à cabeça de muita gente quando se fala no assunto. O público teen e também infantil continua lotando consultórios para corrigir os dentes, sim, mas não são só eles!
Jovens, adultos e idosos têm investido, cada vez mais, no tratamento. Os pacientes têm entendido que o aparelho fixo não é só questão de aparência, mas também de saúde.
Mancha os dentes
Entre os mitos mais comuns, há um que diz que os bráquetes – as pecinhas que ficam coladas aos dentes – mancham. Se você tiver uma boa higiene bucal, pode ter certeza de que o seu sorriso não ficará manchado.
A verdade é que o aparelho fixo ajuda a acumular resíduos da alimentação. Esses restinhos de comida podem, sim, provocar um amarelamento por causa de pigmentos e corantes. Mas, não se preocupe: é possível removê-lo na hora de higienizar a boca.
Não me deixa comer de tudo
Não precisa cortar de vez as suas comidas preferidas por causa do aparelho fixo, mas é sempre bom tentar evitar alimentos duros e pegajosos, como balas e pirulitos, torresmo, nozes, castanhas, pé-de-moleque, rapadura, pipoca e outros durante o tratamento ortodôntico.
No entanto, se a vontade estiver muito grande, vá com calma! Corte a comida em pedaços pequenos e mastigue devagar. Lembre-se que quebrar os bráquetes pode atrasar todo o processo – ou seja, você corre o risco de ficar ainda mais tempo longe das delícias!
Mais no Blog Curso ASB
Aqui no blog, a gente fala mais sobre aparelho fixo. Será que posso fazer clareamento dental ao longo do tratamento? Veja aqui a resposta.