O envelhecimento populacional é um fenômeno que tem ocorrido em escala global, mesmo que a pandemia tenha diminuído, ao menos no Brasil, a expectativa de vida da população. Com um novo perfil demográfico surgindo, é preciso estar atento aos desafios, especialmente quem trabalha na área da saúde. O setor é um dos principais responsáveis pela mudança. No post desta segunda-feira, veja como o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) pode melhorar o atendimento de pacientes da terceira idade.
Como atender melhor pacientes da terceira idade
O atendimento desse público, conforme a legislação, deve ser prioridade. Idosos não devem esperar em filas. Além do mais, no estacionamento, é necessário haver vagas destinadas especialmente a eles.
Mas e quando o paciente tem dificuldade de chegar ao local? O dentista e a equipe precisam considerar a possibilidade de atender a domicílio, ainda mais quando se trata de alguém acamado, sem chance de locomoção.
Nas idades mais avançadas, dentes quebrados e/ou escurecidos, além de complicações de restaurações, de implantes e de próteses, estão entre os problemas mais comuns.
No entanto, muitos pacientes da terceira idade também enfrentam tratamentos mais agressivos, que refletem na saúde bucal, como a químio e a radioterapia. As sessões provocam, por exemplo, a secura bucal. É importante que a equipe esteja atenta aos mínimos detalhes e trabalhe para devolver a qualidade de vida e a autoestima a eles.
Durante o atendimento, é importante que os profissionais tenham, acima de tudo, paciência. A linguagem acessível, sempre tirando eventuais dúvidas, é sempre a melhor escolha. A consulta fica ainda mais humanizada quando quem está na cadeira odontológica entende pelo que está passando.
Ainda falando da consulta, uma dica é sempre deixar o acompanhante no campo de visão do paciente. Isso ajuda a evitar a ansiedade e amenizar o medo.
Por fim, não se esqueça de escolher a melhor forma de comunicação com os idosos. Muitos deles adaptaram-se às novas tecnologias, outros nem tanto. Por isso, sempre pergunte qual a melhor forma de entrar em contato. E lembre-se: para um atendimento de qualidade, a acessibilidade tem que estar presente do início ao fim.
Mais no Blog Curso ASB
Gostou do post desta segunda-feira? Então, continue no nosso blog para ver outras dicas para Auxiliares em Saúde Bucal (ASB). Esperamos a sua visita. Até a próxima!