Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 dicas para conseguir a sua primeira oportunidade como Auxiliar de Saúde Bucal

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

A profissão de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é regulamentada desde 2008 e, devido a isso, há cada vez mais pessoas interessadas na profissão. Esse profissional é responsável por cuidar de toda a parte operacional de um consultório ou clínica dentária. É o Auxiliar de Saúde Bucal o responsável por organizar a recepção antes de abrir ao público, identificar os pacientes marcados para o dia, fazer a assepsia dos materiais e do ambiente de trabalho e ajudar na instrumentação.

Com isso, a capacitação profissional é indispensável e existem muitos cursos acessíveis para quem deseja iniciar na profissão. O desafio, entretanto, passa a ser como conseguir a primeiro emprego na área. Preparamos algumas dicas que irão te ajudar a conseguir a primeira oportunidade como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Confira logo abaixo!

Faça trabalho voluntário

Fazer trabalho voluntário, como em clínicas odontológicas populares ou mesmo em instituições de caridade, pode contar muito no seu currículo de Auxiliar de Saúde Bucal e te fazer conseguir a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

Isso se deve ao fato de que fazer o trabalho voluntário te ajuda a criar noção sobre o cotidiano da profissão, além de te dar experiência na função. Além disso, a responsabilidade social é, normalmente, vista de maneira positiva pelos empregadores.

Continue estudando

Por mais que você já tenha concluído o curso para exercer a função de Auxiliar de Saúde Bucal, quanto mais você continuar estudando, maiores são as chances de você ter uma vantagem sobre outros concorrentes. Por isso, não se acomode e continue estudando. Você pode fazer um curso extra ou de qualificação, e, dessa maneira, valorizar ainda mais o seu currículo.

Considere o estágio como possibilidade

O estágio como Auxiliar de Saúde Bucal pode ser a oportunidade que faltava em sua vida, por isso considere a possibilidade de procurar uma chance nessa área. Assim, em vez de procurar por empregos de tempo integral, trabalhar como estagiário pode ser uma boa saída para adquirir mais experiência e, finalmente, estar apto para uma vaga efetiva.

Apresente soluções

Você conseguiu uma entrevista para a tão sonhada vaga de Auxiliar de Saúde Bucal e finalmente chegou o dia. Para conseguir a sua primeira oportunidade você tem que se destacar e mostrar ao empregador como você pode contribuir para o local de trabalho.

Assim, na hora da entrevista, você pode apresentar soluções para melhorar o atendimento do consultório, por exemplo. A proatividade de oferecer soluções irá te destacar entre os demais concorrentes, mas é importante que você saiba do que está falando. Por isso, para não cometer gafes, procure saber mais sobre a empresa, a estrutura, o público alvo antes da entrevista e pense com cuidado nas possíveis sugestões.

Vença a insegurança

Muitos profissionais são derrotados pela própria insegurança. Por isso, é indispensável que você vença suas próprias barreiras limitantes e compreenda que, mesmo sem experiência como Auxiliar de Saúde Bucal, você pode contribuir para o crescimento e melhoria do consultório. Mostre-se confiante e demonstre o porquê de você ser a melhor opção para a vaga.

Não é difícil perceber que para vencer em qualquer carreira é preciso empenho e dedicação. No começo tudo parece complexo, mas à medida que você ganha confiança e autonomia tudo melhora. Com essas dicas é possível conseguir a primeira oportunidade como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) sem grandes dificuldades.

Está no começo da carreira e ainda tem dúvidas? Compartilhe sua pergunta e suas experiências com a gente nos comentários!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​