Seja bem vindo ao nosso Blog!

4 habilidades que todo auxiliar de saúde bucal deve desenvolver

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Você está em busca de um emprego para trabalhar como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e quer saber de quais habilidades precisa? Para que você entenda melhor, esse profissional tem autorização para atuar em hospitais, consultórios e clínicas odontológicas. E apesar de ser auxiliar, ele possui funções extremamente importantes para o sucesso do atendimento ao cliente odontológico.

Passar a tranquilidade necessária para os pacientes é um dos papéis do ASB. E, por isso, ter características e habilidades na área interpessoal é importante, além de outras aptidões. Confira, nesse artigo, quatro outras habilidades que todo auxiliar de saúde bucal deve desenvolver!

Habilidade de organização

Das funções delegadas ao ASB, uma delas é manter o consultório organizado e limpo, além de esterilizar as ferramentas utilizadas nos pacientes pelo dentista. No dia a dia, é preciso também verificar a organização das revistas e jornais, checar os procedimentos que serão realizados no dia e já deixar os instrumentos separados.

A verificação de detalhes, como se o banheiro e a recepção estão limpos e se não falta, por exemplo, papel higiênico no toalete, toalha ou qualquer outro item do ambiente, também é responsabilidade do ASB.

Ao ter habilidade de organização, dividindo bem o seu tempo e administrando bem tanto suas tarefas quanto o ambiente, é possível desenvolver o melhor trabalho como ASB.

Habilidade interpessoal

Para ser um ótimo ASB, é necessária a facilidade de se relacionar e comunicar com as pessoas e de saber trabalhar em equipe. Será muito frequente o contato com prestadores de serviço, fornecedores e pacientes. Entre algumas funções realizadas no trabalho do ASB que exigem a capacidade interpressoal, podemos citar:

Receber bem o paciente

Ao chegar ao consultório, fale com os pacientes, recebendo-os bem.

Atender ao telefone

É preciso capacidade comunicacional para saber atender bem ao telefone. Uma dica é procurar não deixar que a ligação passe da terceira chamada e atender com o discurso padrão adotado pelo consultório. Além disso, manter um tom de voz que seja agradável e que permita ao paciente sentir-se à vontade para falar com você também diz respeito a uma habilidade interpessoal a ser desenvolvida. É importante ainda chamá-lo pelo nome, ouvi-lo com atenção e jamais ignorá-lo.

Habilidade de pesquisa

Outra habilidade que todo auxiliar de saúde bucal deve desenvolver é a capacidade de produzir ações educacionais, promocionais e preventivas sobre saúde bucal. Por isso, um ASB nunca deve se fechar para o conhecimento. Ele deve sempre buscar novas informações para os pacientes, consultando antes o chefe do consultório – e essa é uma ótima forma de desenvolver um trabalho eficiente.

Habilidade para lidar com imprevistos

Ao desempenhar as funções de ASB, saiba que você terá de lidar com emergências médicas. Por isso, uma das habilidades que todo auxiliar de saúde bucal deve desenvolver é a capacidade de lidar com imprevistos. Lembre-se de que, neste caso, você deve ficar atento aos problemas que alguns pacientes podem apresentar, como hipertensão, alergia, problemas cardiorrespiratórios ou ainda no sistema nervoso.

A habilidade de organização ajudará nessa etapa, uma vez que você deverá sempre ter à mão o prontuário do paciente. Contudo, saber lidar com imprevistos é importante. Enquanto o cirurgião-dentista estiver finalizando os procedimentos, fique de olho para observar qualquer sinal de anormalidade na pessoa que está sendo atendida.

O auxiliar de saúde bucal é uma peça importante no consultório odontológico e, por esse motivo, as características acima precisam ser desevolvidas para que ele consiga trabalhar com ainda mais facilidade nesse ambiente.

Quais das habilidades que todo auxiliar de saúde bucal deve desenvolver citadas acima você acredita já ter? Compartilhe sua opinião e experiência com a gente!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​