Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que preciso para fazer um curso ASB online?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Os cursos ASB (Auxiliar de Saúde Bucal) visam capacitar os participantes para a realização de tarefas técnicas e administrativas em consultórios e clínicas odontológicas. Nesse curso, os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para trabalhar auxiliando os dentistas dentro dos princípios legais e éticos da profissão.

Embora durante muito tempo não tenha sido exigida nenhuma formação específica para esse profissional, hoje em dia é obrigatório que se tenha o curso para exercer a função de Auxiliar de Saúde Bucal, isso porque, desde 2009, a lei exige que tais profissionais tenham registro de ASB no CRO (Conselho Regional de Odontologia).

Esse tipo de curso é voltado para pessoas que já trabalham em clínicas odontológicas ou consultórios, mas ainda não possuem ou certificado de Auxiliar em Saúde Bucal ou registro no CRO. Vale destacar que curso é simples, rápido e acessível, mas para fazê-lo, inclusive pela internet, é necessário cumprir alguns requisitos. Quer saber o que você precisa para fazer um curso ASB online? Então continue lendo o nosso artigo!

Qual é a escolaridade mínima para fazer um curso ASB pela internet?

Para fazer um curso ASB pela internet, o aluno deve ter, no mínimo, o Ensino fundamental completo. Na verdade, o perfil acadêmico não é o que mais importa nesse tipo de formação, mas sim o perfil profissional. O cursista pode ter o ensino fundamental completo, o médio ou o superior. Não faz diferença! No entanto, o que todos os participantes devem ter em comum é o envolvimento profissional na área de odontologia e o desejo se regularizar na profissão para exercer o ofício de Auxiliar de Saúde Bucal.

Quais são os dados e documentos exigidos?

O processo de inscrição em um curso ASB online é menos burocrático do que a inscrição em um curso presencial. A matrícula é feita rapidamente e sem complicações por meio de um cadastro virtual que normalmente inclui nome, sobrenome, e-mail, CPF, telefone,  endereço e alguns dados complementares, como por exemplo o CEP. É preciso também definir a forma de pagamento das mensalidades e, por fim, confirmar o pedido. Pronto! Você já estará inscrito no curso ASB online.

É necessário já ter atuado como ASB?

A maioria das pessoas que buscam o curso ASB online possui experiência como Auxiliar de Saúde Bucal, mas a formação não é específica para os auxiliares. As secretárias dos dentistas, atendentes de consultório ou qualquer pessoa que deseja trabalhar nessa área profissional e tenha o ensino fundamental completo podem se inscrever no curso.

Preciso estar trabalhando em uma clínica ou consultório ao fazer o curso ASB online?

Não necessariamente, até porque, muitos alunos que estão desempregados buscam o curso ASB online exatamente para potencializar as chances de recolocação no mercado. Mas é importante que você saiba que só dá para concluir o curso ASB online se você cumprir as horas de estágio supervisionado previstas. Nesse caso, estar trabalhando em um estabelecimento odontológico facilita – e muito – na obtenção da certificação.

E aí, você cumpre os requisitos para fazer um curso ASB online? Tem o perfil ideal para investir nessa capacitação e regularizar a sua profissão de Auxiliar de Saúde Bucal? Comente!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​