Seja bem vindo ao nosso Blog!

4 dicas para conseguir o seu primeiro emprego como ASB

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Conseguir seu primeiro emprego como ASB pode ser menos complicado. Para isso, basta seguir algumas dicas simples, que logo será possível estar com a sua carteira assinada e exercendo a sua profissão no mercado de trabalho. Por isso, confira a seguir, quatro dicas para obter o desejado primeiro emprego como ASB.

Garantir a certificação para ser ASB

Não há dúvidas de que esse é o primeiro passo para quem procura o seu primeiro emprego como ASB. Sem a certificação de um curso ASB, é impossível exercer a profissão de maneira legalizada no Brasil. Por isso, procure com urgência um curso certificado pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) para poder enviar candidaturas de emprego como um ASB.

Não é preciso se preocupar caso você more em uma cidade que não possui uma escola ou instituição que realize um curso desse tipo, já que existem opções de cursos ASB online, onde o interessado pode participar das aulas pela Internet, com conteúdo teóricos e práticos, além do acompanhamento de um tutor durante todo o processo. Tudo, claro, com a certificação do CFO e dando direito à carteirinha do CRO (Conselho Regional de Odontologia) do seu estado.

Procurar cidades com alta demanda pela profissão

A profissão de ASB está tendo uma de alta demanda no momento, já que a recomendação é que haja dois ou três ASBs por Cirurgião-Dentista em cada consultório de odontologia – pois, um ASB é capaz não só de auxiliar durante as consultas, mas também de tratar de casos mais simples enquanto o cirurgião-dentista lida com os mais complicados.

Por isso, em algumas cidades existe uma demanda maior por ASBs do que em outras. Geralmente, cidades pequenas possuem menor demanda, pois, os consultórios existentes costumam ser o suficiente para atender a população do local – se houver consultórios do tipo, já que cidades carentes não costumam ter.

Já em grandes metrópoles, cuja demanda parece nunca ter fim, a profissão de ASB é bem recebida em consultórios odontológicos, tirando um peso grande das costas de cirurgiões-dentistas e aumentando o rendimento do estabelecimento. Ou seja, o segredo para o primeiro emprego como ASB é procurar o local que existe demanda desse profissional no mercado.

Se candidatar em consultórios que estão começando

Consultórios novos costumam ter uma mentalidade igualmente nova, apostando mais em profissionais que estão iniciando a sua carreira do que em consultórios já estabelecidos, que só contratam em caso de abertura de vagas ou expansão dos trabalhos.

Por isso, apresente seu currículo nesses consultórios, já que a sua recepção para um primeiro emprego como ASB deverá ser mais positiva e facilitada.

Na entrevista, explicar as vantagens de ter um profissional ASB

Um profissional ASB apresenta uma série de vantagens para um consultório, como já mencionamos aqui nesse texto. O profissional pode cuidar de uma série de casos mais simples, lidar com instrumentos e auxiliar cirurgiões-dentistas em suas funções.

É, portanto, um profissional polivalente e essencial para um consultório com uma grande quantidade de clientes.

Saber explicar as suas polivalências e vantagens é essencial para conquistar o primeiro emprego como ASB, por isso, comece a estudar bastante para saber como poderá ser útil dentro de um consultório odontológico e não seja modesto na hora da entrevista.

Se o seu interesse é em trabalhar nessa área, baixe agora o nosso e-book Guia de Carreira: Auxiliar de Saúde Bucal, totalmente gratuito, para conhecer tudo que precisa saber sobre ser um ASB. Caso tenha alguma dúvida, escreva aqui na área dos comentários que adoraríamos lhe orientar mais sobre esse assunto!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​