Então você passa meses estudando e se preparando para a prova, é bem sucedido ao responder as questões de Fundamentos da Administração Pública, Português e Conhecimentos Específicos. Checa o gabarito e sente que foi bem no concurso, mas só algum tempo depois tem a tão esperada notícia: você realmente foi aprovado e está perto de se tornar um funcionário público, conquistar estabilidade como Auxiliar de Saúde Bucal e ganhar um salário satisfatório.
Parabéns pela conquista! Você está a alguns passos de alavancar sua carreira, mas a jornada não termina na aprovação. Agora você precisa separar os documentos para garantir que tudo corra tranquilamente na sua posse e não haja nenhum imprevisto. Se você passou em um concurso público para vaga de ASB e não sabe que documentos ter em mãos, confira nossa lista com os papéis que costumam ser requeridos pelas promotoras dos certames.
Carteira de identidade e CPF
Os documentos de identificação são pedidos na posse de todos os concursos, pois tais documentos minimizam as chances de fraude e ajudam na legitimação da aprovação do candidato. Para completar, os concursos são voltados para pessoas acima de 18 anos, logo, o RG também funciona como um comprovante da idade.
Certificação ASB
A certificação ASB é lei e para exercer o cargo de Auxiliar de Saúde Bucal, é preciso ter o certificado em mãos. Vale destacar que o certificado só é válido se o curso for reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia. Além disso, a carga horária deve ser de pelo menos 400 horas, incluindo estágio supervisionado.
Título de eleitor e certificado de reservista
Para tomar posse no concurso público para vaga de ASB, o profissional aprovado deve comprovar que está em dia com suas obrigações eleitorais e militares (no caso de homens). Para tanto, é preciso separar também o título eleitoral, certificado de reservista e, eventualmente, comprovante da última eleição. Cheque no edital para confirmar.
Comprovante de escolaridade
Um dos requisitos para fazer o concurso público para vaga de ASB é ter o Ensino Fundamental completo. Nesse caso, podem ser exigidos documentos como diplomas e histórico escolar. Vale lembrar que as exigências em relação à documentação podem variar de concurso para concurso, de instituição para instituição.
Por que separar os documentos com antecedência?
Normalmente, nos editais consta a informação de que o candidato aprovado no concurso público para vaga de ASB deverá apresentar documentos e firmar as declarações que forem necessárias na época da posse, estando ciente, desde o ato da inscrição, de que será preciso entregar documentos comprobatórios que atestem que ele preenche todos os requisitos para preencher a vaga. Essa comprovação é feita na posse. É indispensável separar e organizar tudo antes para não correr o risco de não encontrar a papelada no dia da posse.
Pronto para construir uma carreira sólida? A área de Saúde Bucal está em constante crescimento e oferece alta empregabilidade. Não fique de fora desse mercado. Comece sua formação profissional com quem é referência.







