Seja bem vindo ao nosso Blog!

Curso de Auxiliar de Saúde Bucal: aulas online X sala de aula

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Muitos estudantes – principalmente os interessados no Curso de Auxiliar de Saúde Bucal – enfrentam o dilema de não contar com uma escola, a qual, forneça esse curso na sua cidade e, ao mesmo tempo, não confiar que as aulas online vão suprir a sua necessidade por conhecimento, assim, como definir o que fazer?

Para ajudar os alunos a tomarem essa decisão, esse texto vai analisar as diferenças entre os dois formatos de aulas para entender as vantagens e desvantagens de um curso online e do presencial. Vamos lá?

Acessibilidade facilitada em cursos online

O primeiro ponto que levantamos na hora de comparar as vantagens e desvantagens entre as aulas online ou as aulas presenciais de um Curso de Auxiliar de Saúde Bucal é a acessibilidade – afinal, essa é uma das questões mais importantes quando avaliamos o formato das aulas, já que o seu conteúdo será igual nas duas formas.

Nesse quesito, as aulas online ganham de lavada das aulas presenciais. Para começar, as lições online possuem a vantagem de serem acessíveis para pessoas de qualquer lugar do Brasil. O Curso de Auxiliar de Saúde Bucal online pode ser frequentado por gente de qualquer lugar do nosso país e ele possui validade em todos os estados da nação. Portanto, se não houver um curso de ASB próximo de você, a melhor solução possível é um curso online.

Aliás, as aulas online são até melhores, mesmo se houver um outro curso na sua cidade. Só no curso online você pode ver as aulas no conforto da sua casa, no seu horário e com tranquilidade e segurança, de maneira muito mais acessível do que sair para as aulas presenciais em um horário determinado pela escola.

Assim, as aulas presenciais de um Curso de Auxiliar de Saúde Bucal têm como desvantagem em termos de acessibilidade o fato de seus horários serem determinados pela escola e a sua localização não ser boa para muitos estudantes de cidades longínquas, com necessidades especiais ou que não possuem transporte próprio para frequentar as aulas.

A disciplina é indispensável em qualquer curso de auxiliar de saúde bucal

O segundo ponto de avaliação entre as aulas online e as aulas presenciais de um Curso de Auxiliar de Saúde Bucal é a necessidade de uma disciplina rígida para cumprir os programas dos dois formatos de aulas.

Se, por um lado, as aulas online são mais acessíveis, por outro, elas exigem mais disciplina e responsabilidade dos seus estudantes, os quais, precisarão se comprometer em assisti-las de suas casas, o que pode levar a um descompromisso, e participar das atividades mínimas necessárias. Dessa maneira, eles vão adquirir o conhecimento transmitido por essa disciplina.

As aulas presenciais também possuem algumas desvantagens nesse quesito, já que exigem não só a disciplina para cumprir o programa e frequentar as aulas, como também se deslocar para a escola e depois se deslocar de volta para casa. Portanto, os dois formatos exigem iguais doses de disciplina.

Sociabilidade também é vivenciada em ambos os cursos

Outro interessante ponto para analisarmos em relação às aulas presenciais ou online de um Curso de Auxiliar de Saúde Bucal é o fator de sociabilidade entre os estudantes e professores.

Durante as aulas online, existe um fator de sociabilidade limitado, mas presente. Os alunos podem conversar por chats, participar de fóruns e a webcam é um recurso disponível para que eles possam conversar por voz e se verem, inclusive os professores (que esclarecem todas as dúvidas de cada aluno através dos recursos digitais disponíveis).

Esse aspecto, porém, é aumentado nas aulas presenciais, já que os alunos e professores estão fisicamente presentes, podendo, portanto, conversar, trocar opiniões e ideias, além de combinar para sair, conversar sobre o curso ou fazer algum tipo de networking.

A desvantagem é que os estudantes de um curso presencial representam uma competição no mercado de trabalho local assim que o curso é completado.

Para concluir a nossa comparação, vamos rever alguns fatos que aprendemos hoje:

  • O Curso de Auxiliar de Saúde Bucal online é mais acessível para quem mora em cidades onde não há o curso presencial;
  • As aulas online também são mais acessíveis por permitirem uma flexibilidade maior de horário para os estudantes;
  • Os dois tipos de aula exigem graus de dedicação parecidos;
  • Em termos de sociabilidade, as aulas online possuem recursos para aproximar os estudantes e professores mesmo através da Internet;
  • O curso presencial permite que os alunos possam se ver e conversar fisicamente.

E aí, qual o formato de aulas parece mais vantajoso para o seu Curso de Auxiliar de Saúde Bucal? As aulas online ou as aulas presenciais? Deixem seus comentários e sigam nossa página no Facebook.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​