Seja bem vindo ao nosso Blog!

Quais são as funções que um auxiliar de dentista pode executar no consultório?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Embora o dentista seja o principal profissional de um consultório odontológico é necessário, para agir com total segurança, responsabilidade e cuidado com o paciente contar com um auxiliar.

Como o próprio nome indica, é o auxiliar de dentista que vai ajudar o profissional a atuar de maneira mais segura, de modo a atender às necessidades do paciente com conforto e eficiência. Como existem diferentes funções na atuação de um dentista, também existem diferentes funções para um auxiliar. Confira a seguir quais são os principais papéis desempenhados por esse profissional!

Auxiliar de instrumentação cirúrgica

Um auxiliar de dentista pode ter a função específica de fazer a instrumentação cirúrgica, especialmente em procedimentos mais complexos. Nesse caso, o auxiliar é responsável por garantir que o dentista tenha um acesso seguro a todos os instrumentos necessários para abrir a gengiva ou retirar um dente, por exemplo.

Essa atuação é fundamental para garantir não apenas a segurança do procedimento, mas também para fazer com que o paciente tenha o máximo de conforto e assim aumentar as chances do procedimento ter sucesso.

Auxiliar de dentista para o atendimento

O auxiliar de dentista também pode ficar responsável por fazer o atendimento inicial do paciente de modo a otimizar as consultas, procedimentos e todo o fluxo de pacientes no consultório.

Isso não significa atuar apenas como recepcionista, mas, sim, de maneira mais dinâmica ao ajudar o dentista a garantir a melhor configuração de agenda, por exemplo. O profissional também fica responsável por conhecer determinadas particularidades do paciente que sejam importantes que o dentista conheça.

Auxiliar de controle de infecção

Também é papel desse auxiliar realizar um controle de infecção. Por ser um ambiente propício ao aparecimento de doenças é necessário que o auxiliar realize uma limpeza correta do consultório e descarte os materiais usados de maneira adequada.

Além disso, é preciso que o profissional realize uma esterilização de instrumentos cirúrgicos de modo a garantir que o ambiente seja seguro não apenas para o paciente, mas também para o dentista.

Auxiliar de saúde bucal

O tipo de auxiliar que engloba todas essas funções é o auxiliar de saúde bucal (ASB) que tem atuação legalizada e reconhecida. Esse profissional acumula uma série de funções que vão desde o atendimento dos pacientes até o controle do ambiente para que ele fique propício para a realização de vários procedimentos.

Usando seus conhecimentos técnicos e práticos, esse auxiliar também ajuda a garantir o conforto do paciente ao notar suas reações, por exemplo, assim como ajuda o dentista a realizar os procedimentos com sucesso e segurança.

Os tipos de auxiliar de dentista que existem variam de acordo com as funções exercidas por eles, indo desde o atendimento até a instrumentação cirúrgica. No geral, entretanto, é o auxiliar de saúde bucal (ASB) o auxiliar mais completo e certificado para exercer essas funções de maneira integrada. Com a ajuda de um profissional do tipo, a atuação do dentista passa a ser mais segura e a ter mais qualidade.

Ainda tem alguma dúvida sobre as diferentes funções do auxiliar de dentista? O que você pensa sobre a atuação desses profissionais? Comente e participe.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​