Seja bem vindo ao nosso Blog!

ASB: aprenda a montar um currículo matador!

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Você pode ter ser um grande profissional ASB, ter uma formação diferenciada, possuir um histórico brilhante e apresentar uma carreira marcada por experiências significativas, mas, isso não basta para conseguir um bom emprego na área odontológica.

Mais do que competência, experiência e qualificação, você precisa organizar tudo isso no seu currículo, afinal, essa ferramenta é praticamente o seu cartão de visitas e tem a função de vender o seu peixe e causar a primeira boa impressão nos potenciais contratantes.

Quer saber como montar um currículo matador para aumentar a sua empregabilidade no mercado? Confira dicas práticas para elaborar um currículo claro, organizado e atrativo.

Inclua seus dados pessoais no alto da página

Na parte de cima da página, informe o seu nome completo, o endereço, e-mail, telefone de contato, nacionalidade e idade. Dados como estado civil e número de filhos não são obrigatórios, assim como, não é necessário citar o RG, CPF, número do título de eleitor e atestado de reservista. Além de poluir visualmente o currículo, essas informações não fazem a diferença para que o empregador conheça seu perfil.

Deixe claros os seus objetivos

Após informar os seus dados, mencione o cargo que você deseja e sinalize porque você é apto a executar as funções específicas dessa área. Tenha foco! Não é interessante citar que está disposto a fazer qualquer coisa ou atuar em vários segmentos. É importante, também, mandar o currículo para os consultórios e clínicas que você realmente gostaria de trabalhar. Não vale mandar o currículo para qualquer empresa!

O visual do currículo deve ser limpo e básico

Esqueça florzinhas, estrelinhas e fontes coloridas e enfeitadas. Para montar um currículo matador, é preciso ser simples. As folhas devem ser brancas e a tipologia precisa ser tradicional. As fontes mais adequadas são a Courier, Times New Roman e Arial. Use sublinhados, negritos e itálicos apenas para destacar e organizar as informações, de modo que a leitura seja facilitada.

Enxugue as informações

Currículo não é biografia. Deixe de lado a ideia de quanto maior é o currículo, melhor ele é. O currículo deve ser direto e enxuto, pois os avaliadores devem ler o documento rapidamente. Ainda que sua formação seja completa e você tenha muita experiência, o ideal é que seu currículo não passe de duas folhas. Se você for escolhido para as etapas presenciais de seleção, como a entrevista, aí sim você pode detalhar informações que não foram exploradas no currículo.

Para montar um currículo matador é fundamental prestar atenção à gramática

Você não é um professor de português, nem um alto executivo, mas, mesmo assim, precisa tomar cuidado com a escrita na hora de montar um currículo matador. Redija seu currículo com calma, corrija as informações e observe se o documento respeita as normas ortográficas. Lembre-se que os erros, por menores que sejam, causam má impressão.

Explore sua formação, suas experiências e suas habilidades

Seu currículo também deve conter suas últimas experiências profissionais, começando pelas mais recentes. Cite a empresa, o período de atuação e descreva sucintamente o cargo e suas tarefas. Só informe as experiências relacionadas à sua área atual de atuação. Se você busca uma chance como auxiliar de dentista, uma experiência passada como caixa de supermercado não vai colaborar. Além de mencionar suas experiências, cite sua escolaridade, participação em palestras, cursos e habilidades adicionais, como o domínio de idiomas estrangeiros.

Cumpre ressaltar que cursos na área odontológica, como instrumentação, curso ASB, cursos para o atendimento de crianças e pessoas com necessidades especiais podem realmente turbinar o currículo.

E aí, gostou das nossas dicas para montar um currículo matador? Vai colocá-las em prática para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego como ASB? Comente!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​