A boa reputação e a credibilidade de um consultório odontológico não dependem unicamente da competência e profissionalismo dos dentistas. Os auxiliares também cumprem um papel fundamental na maneira como o consultório é visto e, consequentemente, na fidelização dos clientes do estabelecimento.
Além de ajudarem na instrumentação cirúrgica, controle de infecção, higienização bucal e outras rotinas do consultório odontológico, os profissionais ASB também são responsáveis pelo atendimento, acolhimento e preparação dos pacientes. Por isso, a boa atuação desses colaboradores é tão importante para fidelizar a clientela.
Se você reconhece a relevância da sua profissão e deseja contribuir ativamente na fidelização dos clientes, confira as nossas dicas para fidelizar clientes no consultório odontológico!
Seja simpático e solícito no atendimento aos pacientes
A simpatia e a gentileza abrem muitas portas para a fidelização dos pacientes no consultório odontológico. Todo cliente gosta de ser recebido de maneira simpática, educada e solícita, pois isso já sinaliza que todo o tratamento e qualquer procedimento realizado no estabelecimento se dará de maneira tranquila, segura e confiável. Ainda que o dentista seja sério e fechado, se o profissional ASB for gentil e simpático, a impressão sobre o consultório será positiva.
Organização é fundamental para fidelizar clientes no consultório odontológico
Para fidelizar clientes no consultório odontológico, a organização é fundamental. Nenhum paciente odontológico gosta de atrasos, sujeira e desordem. Para otimizar as chances de fidelização, é importante que as fichas estejam categorizadas e devidamente organizadas para o pronto atendimento da clientela. O preenchimento documental deve ser detalhado e as pastas precisam estar perfeitamente arrumadas.
Em relação à higienização, os instrumentos devem ser esterilizados, o consultório deve estar limpo e até as roupas dos profissionais ASB, secretárias, dentistas e outros integrantes da equipe precisam transmitir a ideia de limpeza.
Prepare-se e capacite-se para realizar um bom trabalho
Não dá para negar que quando a equipe é capacitadas, as chances de fidelizar clientes no consultório odontológico são maiores. Os pacientes valorizam consultórios que reúnem profissionais experientes, regularizados na profissão e especializados em suas funções. Daí a necessidade de investir em capacitação.
Quem deseja realizar suas tarefas com qualidade no consultório, precisa estudar, se qualificar e se certificar na área. Para tanto, procure um bom curso ASB o quanto antes. Os clientes e o mercado de trabalho vão te enxergar de outra forma!
Trabalhe com muito amor e comprometimento
Fidelizar clientes no consultório odontológico também é uma questão de amor pelo trabalho. Os pacientes sentem quando os profissionais do consultório estão desempenhando suas funções com amor, comprometimento e dedicação. Evite transparecer insatisfação ou estresse, ainda que o expediente seja intenso e cansativo.
A rotina de um profissional ASB é realmente desafiadora, mas as cobranças e tensões diárias não precisam refletir no cliente. Se você realmente ama o que faz, procure demonstrar isso através de atitudes!
E aí, você gostou das nossas dicas para fidelizar clientes no consultório odontológico? Que outras estratégias você utiliza para conquistar a clientela e aumentar as chances de fidelização dos pacientes. Comente!