Seja bem vindo ao nosso Blog!

Os 3 erros mais comuns em biossegurança

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Em qualquer área, a qual, se utilize de produtos e agentes químicos para a realização de algum serviço, sempre há uma grande preocupação quanto a dosagens, procedimentos e medidas de segurança desse produto.

Afinal, o que diferencia a eficácia do fracasso de medicamentos e químicas pode ser apenas a quantidade utilizada. Neste sentido, a biossegurança é uma série de medidas e prevenções utilizadas para controlar os danos e os malefícios que produtos químicos podem trazer para a saúde do paciente, seja ela física ou mental, e também para preservar a biodiversidade e natureza do planeta.

Principalmente os profissionais que cuidam da saúde, como o auxiliar de saúde bucal, por exemplo, necessitam ter cuidado redobrado neste sentido. Qualquer erro pode significar a piora no quadro do paciente, sendo desde de problemas reversíveis até estágios mais graves que colocam em risco a vida do paciente. Profissionais que atuam com outras funções para produtos químicos devem ter grande atenção também para a biossegurança, tendo em vista a importância desse trabalho.

Deixar os procedimentos caírem na rotina é um risco alto para a biossegurança

Embora o uso de agentes químicos e a realização de procedimentos de segurança façam parte da rotina, muitas vezes a repetição das ações referentes a este ponto podem se tornar automáticas, isso traz um excesso de confiança e consequentemente uma falta de atenção, o que pode fazer com que erros aconteçam e a biossegurança entra em risco.

Por isso, por mais longo que seja o tempo de profissão e prática, as atitudes e medidas de prevenção não devem ser negligenciadas. Se adicionarmos a correria diária então, as chances de erros em função desta falta de atenção aumentam. O segredo é nunca pensar que tem domínio grande o bastante para agir sem pensar ou planejar.

Negligenciar as condições de armazenamento

Atentar as condições de armazenamento de medicamentos e produtos químicos é uma das atitudes mais importantes dentro da biossegurança. Problemas neste sentido podem tornar o produto prejudicial à saúde e até mesmo destruir o efeito do produto, tornando-o insuficiente ou inutilizável.

Neste sentido, ainda há o problema financeiro. Afinal, na grande maioria das vezes, os produtos químicos são separados por lote, e são armazenados em conjunto. Se acontecer algum erro neste armazenamento, como temperatura, por exemplo, esse conjunto de produtos químicos são afetados, obrigando a eliminação de todos eles. Como o investimento neste sentido nunca é baixo, o prejuízo financeiro é extremamente alto na grande maioria das vezes.

Deixar de ler as recomendações de novos produtos químicos

A biossegurança sofre quando novas versões de produtos anteriores chegam até a mão de alguns profissionais, pois estes acreditam que a nova fórmula funciona de forma semelhante ou totalmente igual a antiga. Este engano pode causar grandes problemas e realmente botar em risco a vida de muitas pessoas, principalmente crianças e idosos.

As recomendações, ou a famosa “bula”, devem ser analisadas e estudadas cuidadosamente, a cada nova fórmula oferecida do medicamento, e também vale muito o esforço de ler novamente as recomendações de produtos químicos de tempo em tempo, afinal, a memória pode falhar e até o mais simples dos medicamentos possui chance de erro em sua aplicação.

 

Tem mais alguma dúvida sobre biossegurança? Deixe seu comentário abaixo que responderemos para você.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​