Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como escolher um curso de auxiliar odontológico em 4 passos

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Fazer um curso de auxiliar odontológico pode ser um passo muito importante para a sua carreira. Isto porque é uma área bastante conceituada, com ampla possibilidade de expansão nos próximos anos (afinal, mais dentistas tendem a abrirem seus próprios consultórios).

Se você está quer começar neste ramo, mas não sabe como escolher o melhor curso, veja estes 5 passos para encontrar o ideal para você:

1. Pesquise todos os cursos de auxiliar odontológico

Um primeiro passo é ter noção de todas as possibilidades de cursos que você pode encontrar. Assim você terá certeza de que não deixará passar provavelmente aquele que seria o melhor curso de auxiliar odontológico.

Faça isto de forma organizada: faça uma planilha com o nome, contato do curso, site e uma coluna com notas sobre grade curricular, flexibilidade de horários, valor do curso, entre outros parâmetros importantes para você para ajudar na escolha.

2. Avalie se o curso de auxiliar odontológico é reconhecido pelos principais órgãos competentes

O curso de auxiliar odontológico é um curso delicado, pois envolve uma série de aprendizados de procedimentos que serão aplicados nos pacientes no consultório. Por isto, é preciso que você escolha cursos que sejam sérios, responsáveis e com um bom conteúdo, que abranja tudo que seja necessário para que você possa aprender.

Uma forma de filtrar bons cursos de cursos ruins é ver se ele é reconhecido pelos principais órgãos competentes da área de odontologia. Veja se os cursos que você encontrou possuem certificação pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia) ou pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia).

Se não tiver, já é uma boa opção excluir estes cursos da lista, pois podem ter qualidade duvidosa.

3. Confira a estrutura do curso

Outra forma de escolher o curso de auxiliar odontológico é avaliar a estrutura dele, respondendo as seguintes perguntas:

  • As aulas prezam pela didática, de forma a contemplar todos os tipos de alunos, incluindo aqueles que tenham maior dificuldade de aprendizado?
  • Há alguma forma de revisar a matéria ou rever a aula (em caso de cursos online), caso você sinta que não apreendeu bem o conteúdo?
  • Há alguma espécie de monitor ou tutor disponível para tirar as possíveis dúvidas dos alunos, especialmente de forma individual?
  • São realizadas atividades e exercícios para que você possa conferir se realmente aprendeu determinados conteúdos ou não?
  • Há emissão de certificado no final?

Se você respondeu “não” a maioria das perguntas, é um bom indicativo de que não é um bom curso para ser escolhido.

4. Pesquise custos x benefícios

Avalie os custos x benefícios dos cursos que você está procurando, de acordo com os dados levantados no item anterior e na planilha que indicamos para você fazer.

Considere nesta planilha também valores de deslocamento, tempo de deslocamento e como incluir o curso em sua rotina (considere isto também na hora de escolher entre cursos presenciais e EaD online).

Assim, compare os cursos restantes e veja qual deles oferece o melhor custo x benefício para você em relação a custos, tempo, flexibilidade de horários e encaixe na sua rotina, etc.

O curso de auxiliar odontológico deve ser aquele que ficou melhor pontuado nesta pesquisa, de forma que evidencie que é o que possui a melhor estrutura, é reconhecido pelos órgãos competentes e que possui o melhor custo x benefício. Fez a sua escolha? Se inscreva e comece a melhorar sua carreira o quanto antes.

Ficou alguma dúvida sobre isso que falamos? Conte para nós nos comentários e responderemos a você!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​