Seja bem vindo ao nosso Blog!

Quais são os riscos ocupacionais dos Auxiliares de Saúde Bucal?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Todo trabalho acarreta algum risco para o trabalhador. Alguns deles são pormenorizados, outros são mais graves. Auxiliares de Saúde Bucal estão expostos a uma série de riscos, que são chamados de riscos ocupacionais.

Veja quais são os riscos mais comuns para esse profissional e saiba como evitá-los:

Exposição à radiação

Como uma das funções dos Auxiliares em Saúde Bucal é a manipulação de papel radiográfico, bem como o preparo da máquina, ele está constantemente em exposição à radiação. E isso, a longo prazo, sem os cuidados necessários pode acabar prejudicando sua saúde. Pessoas expostas à radiação por anos podem acabar desenvolvendo uma série de doenças, inclusive mutações cancerígenas.

Por isso, ao manipular equipamentos radiológicos, os Auxiliares de Saúde Bucal devem usar equipamentos de proteção de chumbo que impedem a passagem da radiação para o corpo.

Ruídos

Durante todo o dia, os Auxiliares de Saúde Bucal são expostos aos ruídos constantes do consultório como o som do compressor, ar condicionado e os motores dos aparelhos. Ao longo de semanas, meses e anos, os ruídos comprometem a saúde auricular, podendo até mesmo levar a danos sérios à sua audição.

Caso os aparelhos não façam pouco ruído, o recomendado é a utilização de um protetor auricular para diminuir os ruídos que chegam ao seu canal auditivo.

Contaminação por materiais

Durante os procedimentos, os Auxiliares de Saúde Bucal podem se contaminar com uma série de substâncias encontradas nos consultórios como mercúrio, látex e outros metais pesados. Alguns deles causam apenas irritações na pele, principalmente em casos de alergia. Já outros podem provocar sérios problemas a curto e longo prazo.

A melhor prevenção é a manipulação correta desses materiais, assim, é possível evitar o contato direto com pele e mucosas com o uso de luvas, máscaras e óculos de proteção.

Contaminação dos Auxiliares de Saúde Bucal por vírus e bactérias

Um dos riscos ocupacionais mais perigosos para os Auxiliares de Saúde Bucal é a contaminação por vírus e bactérias durante os procedimentos. Como ele estará manipulando materiais e ficando próximo do cirurgião dentista durante o tratamento, corre o risco de ser contaminado pela saliva e/ou sangue do paciente, assim como, o odontologista também corre. Com isso, doenças como gripe, resfriados, tuberculose, hepatites, sífilis e HIV podem ser contraídas pelo profissional.

Para evitar esses riscos, utilize sempre os equipamentos de proteção como jaleco, máscara, luvas, touca e óculos de proteção. O ASB deve também manipular e esterilizar os equipamentos utilizados corretamente.

Cortes e acidentes durante o trabalho

Como o consultório possui diversos materiais cortantes e frágeis, há o risco de acidentes que possam causar cortes, machucados e danos sérios ao corpo.

Para evitar esse tipo de problema, é importante que os auxiliares de saúde bucal mantenham os equipamentos organizados, evitando quedas e acidentes ocasionais e estejam sempre em uma posição segura durante os procedimentos, para evitar riscos de acidentes com cortes durante a manipulação dos aparelhos nos procedimentos realizados pelos odontologistas.

Ficou com alguma dúvida sobre os riscos ocupacionais dos auxiliares de saúde bucal? Deixe nos comentários e continue se informando pelo nosso blog!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​