Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que é melhor ser: ASB ou instrumentador cirúrgico em odontologia?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é responsável por diversas funções nos consultórios e clínicas odontológicas. Estes profissionais atuam desde o acolhimento dos pacientes, até a higienização e esterilização dos materiais utilizados durante sua consulta.

O ASB é o braço direito dos dentistas. Este profissional, de posse de sua certificação pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) através da carteira profissional expedida pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), está apto a auxiliar o dentista que realiza procedimentos cirúrgicos em ambientes hospitalares.

Já o instrumentador cirúrgico em odontologia atua com a paramentação do campo cirúrgico. Esta pode ser nos ambientes das clínicas e consultórios com procedimentos mais simples, como extrações dentárias e implantes, ou nos centros cirúrgicos em intervenções de urgência e emergência, por exemplo, como em cirurgias buco-maxilares.

O instrumentador cirúrgico em odontologia pode atuar somente em clínicas. Hoje há muitas especializadas em implantes, por exemplo, que necessitam destes profissionais em tempo integral em suas equipes.

Mas afinal, o que é melhor? Seguir carreira como Auxiliar de Saúde Bucal ou optar pela instrumentação cirúrgica voltada para odontologia. Esta pergunta não é muito simples de se responder. Mas para ajudá-los vamos esclarecer algumas questões que podem facilitar a tomada de decisão. Vamos lá!

As duas carreiras necessitam de cursos específicos

Para seguir carreira como ASB ou como instrumentador cirúrgico em odontologia é necessário o profissional passar por qualificações. O Auxiliar deve contar com certificado de curso com pelo menos 400 horas de carga horária e também realizar um estágio supervisionado para concluí-lo.

Já para o instrumentador, há diversas opções de se formar na área. Há cursos mais ou menos completos. O profissional deve se decidir em qual área quer atuar e escolher a melhor opção para sua formação. Para atuar na instrumentação não é necessária a realização de estágio supervisionado.

Profissões podem ser complementares

Caso o profissional conte com as duas formações ele pode atuar concomitantemente como ASB e como instrumentador cirúrgico em odontologia. Isso porque a instrumentação pode ser realizada como complemento de renda do profissional da odontologia.

Pode-se atuar como ASB de um dentista que realize esporadicamente procedimentos cirúrgicos o auxiliando também nesta função. Desta maneira, o cirurgião não necessitaria contratar um profissional instrumentador distinto.

Outra opção é ser instrumentador cirúrgico em odontologia nas horas vagas. Cirurgias odontológicas também ocorrem sem hora marcada, no caso de urgências e emergências. O profissional pode atuar em plantões e receber conforme o número de intervenções que participou.

Instrumentador cirúrgico em odontologia deve estar apto atuar em ambientes hospitalares

Não é qualquer profissional que pode atuar durante procedimentos cirúrgicos realizados nos ambientes hospitalares. Ele deve ter formação específica para integrar as equipes no centro cirúrgico. Por este motivo é que o público que mais procura pelo Curso de Formação no Auxílio à Instrumentação Cirúrgica são profissionais que já atuam na saúde.

Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), Técnico de Saúde Bucal (TSB), e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Todos estes podem integrar as equipes dos centros cirúrgicos. Portanto realizam a formação de instrumentador cirúrgico em odontologia já aptos para atuar nestes locais.

Já conseguiu decidir qual das carreiras é melhor para você? Podemos lhe ajudar ainda mais. Com informações completas sobre o profissional ASB e instrumentador. É só ampliar sua pesquisa em nossos canais. Vá em frente e nada de ficar indeciso.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​