Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 dicas para distrair crianças durante o tratamento odontológico

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Sabemos que o tratamento odontológico pode ser desagradável para crianças se o dentista e sua equipe não estiverem preparados para lidar com elas. As crianças apresentam particularidades e os tratamentos dedicados a elas também devem ser diferenciados.

O profissional da odontologia se especializa na odontopediatria para atuar com as crianças. Mas não basta saber as diferenças entre os procedimentos realizados em adultos e crianças para trabalhar na área. Os dentistas têm que saber lidar com elas. E a equipe que trabalha com ele também.

A equipe de um consultório dentário pode contar com Técnicos de Saúde Bucal (TSB) e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB). Estes profissionais também devem saber lidar e gostar de atuar com crianças. Especialmente os ASB’s que são os responsáveis pelo primeiro contato com os pacientes.

A seguir vamos dar algumas dicas que auxiliam estes profissionais a seguir com êxito o tratamento odontológico das crianças. Confira:

Decoração atrativa dos consultórios

Uma decoração voltada às crianças pode ser o belo começo de uma relação da equipe odontológica com seus pequenos pacientes. Já na primeira impressão, as crianças são surpreendidas, o que pode minimizar o medo da consulta. Invista em atrativos, mas que agradem meninos e meninas.

Uniformes fora do padrão

Esqueça os jalecos brancos. Crianças gostam de diversão e alegria. E as cores remetem a estes sentimentos. Profissionais que contam com ‘pequenos pacientes’ como seu público alvo devem sair do lugar comum. O tratamento odontológico de crianças permite a atuação de forma diferente.

Brinquedos iguais aos instrumentos do dentista

A curiosidade das crianças, ou o famoso “ver com as mãos”, tanto pode atrapalhar os profissionais da odontologia como podem auxiliar. No tratamento odontológico de crianças esta característica pode ser usada como aliada.

Sabem aqueles instrumentos próprios do dentista? Uma ‘duplicata’ deles em versão brinquedo pode ser de muita utilidade durante as consultas.

Tratamento odontológico como diversão

Com toda esta paramentação, o tratamento odontológico voltado às crianças será encarado como diversão. É claro que a seriedade do trabalho da equipe que trabalha no consultório do dentista não será deixada de lado. Mas os pequenos pacientes só perceberão a parte divertida.

Cuidados como escovação e saúde bucal das crianças também podem ser ensinados de maneira lúdica. O tratamento odontológico requer mais tempo e pode ser desgastante para o paciente da odontopediatria? Deixe os pequenos cientes do que deve ser feito e o porquê deve ser feito. A sinceridade é essencial nesta relação.

Finalizar com motivação

Um ‘mimo’ motivacional pode ser uma boa estratégia no tratamento odontológico de crianças. Finalizada a consulta, a equipe que atuou durante o tratamento pode mostrar como ficou feliz com a cooperação do pequeno paciente. Lembre-se que para agradarmos as crianças não é preciso atitudes grandiosas.

Personalize sua marca. Dê a criança um mimo que a recorde da visita do dentista. Uma boa recordação. Um dos ‘instrumentos’ do dentista em forma de brinquedo, um adesivo com a escovação correta dos dentes.  Enfim, a imaginação pode ajudar os profissionais da odontologia. O fortalecimento da marca também pode ser utilizado.

Vimos que o atendimento de crianças no tratamento odontológico requer diferenciações. Primeiro os profissionais que se dispõe a atendê-los devem gostar dos pequenos pacientes. Depois a imaginação é que deve ser explorada. Aproveite para se divertir você também que faz parte das equipes odontológicas!

Dúvidas? Deixe o seu comentário e confira mais dicas em nosso blog!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​