Sabemos que a ida ao dentista não é um programa agradável para grande parte das pessoas. Não são somente as crianças que sofrem ao ter que ir a um consultório odontológico. Mas o trauma que faz com que até adultos os temam, muitas vezes, é proveniente da infância, o que faz com que muitos deles também não gostem do profissional da odontologia.
Por isso é muito importante os pais saberem lidar com as crianças e mostrá-las que a visita ao dentista é necessária, e não precisa ser desagradável. Alguns até usam a visita aos consultórios como ameaça para que seus filhos não descuidem da saúde bucal. O que não é benéfico para nenhuma das partes.
Crianças assustadas podem vir a se tornar adultos traumatizados. Este tipo de paciente tende a dificultar o trabalho da equipe odontológica, já que a extrema ansiedade atrasa os procedimentos, e pode até vir a causar situações de emergência nos consultórios.
Profissionais apontam que, grande parte das situações de emergência é proveniente do medo dos pacientes. Além disso, equipes odontológicas sem muita experiência podem ser afetadas com o comportamento causada pela ansiedade, não conseguindo realizar seu trabalho da melhor maneira.
Neste artigo vamos dar algumas dicas para que a equipe odontológica saiba como lidar com pacientes que ficam desconfortáveis durante tratamentos odontológicos. Com estas dicas a equipe poderá auxiliar ao reduzir a ansiedade e acalmar pacientes que não gostam de ir ao dentista.
Relacionamento com o paciente
Uma boa conversa com o paciente já pode ajudar a reduzir a sua ansiedade. Em nosso blog, já destacamos que o pré-atendimento é tão importante quanto os tratamentos em uma clínica odontológica. E essa conversa pode ter início até mesmo antes das consultas.
Quando um paciente ansioso liga para marcar atendimento, já podemos sentir se ele está receoso com o encontro. Esse contato é o primeiro passo para passar segurança aos pacientes. Profissional educado, cordial e seguro pode fazer com que os pacientes cheguem mais tranquilos aos consultórios.
O mesmo vale ao receber os pacientes no dia de suas consultas. Um atendimento cordial e em um ambiente agradável.
Ambiente pode acalmar pacientes
Uma decoração adequada pode vir a acalmar pacientes enquanto eles aguardam. Ambientes inadequados, escuros, com móveis e materiais velhos, sujos ou desorganizados podem aumentar a ansiedade quanto a consulta ou tratamento que está por vir.
Priorize um ambiente confortável e claro, que remeta a higiene que o paciente espera encontrar em um ambiente voltado à saúde bucal.
Tempo de espera deve ser mínimo
Deixar o paciente esperando por muito tempo não é um bom negócio para quem quer encontrá-lo calmo durante a consulta. Surgiu imprevisto? Avise o paciente com antecedência sobre o atraso.
Além de acalmar pacientes, atendê-lo no horário pode significar retorno e um bom marketing boca a boca. Essencial para a conquista de novos clientes em qualquer negócio.
Demonstre profissionalismo e segurança
A conduta do dentista e do cirurgião dentista, bem como da equipe odontológica, também é essencial para acalmar pacientes. Os profissionais devem demonstrar confiança no seu trabalho. Dúvidas quanto ao tratamento podem deixar os pacientes ansiosos e inseguros quanto ao profissional escolhido.
Como vimos, é fácil acalmar pacientes e acabar com a ansiedade deles durante as consultas odontológicas. Mas também é fácil cometer deslizes e deixá-los nervosos.
Uma equipe odontológica preparada e eficiente é primordial para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Bom para a equipe e bom para os pacientes, que saem tranquilos do dentista.
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