Seja bem vindo ao nosso Blog!

Medo de dentista: 3 dicas para o ASB ajudar os pacientes

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Medo de médico, medo de vacina, medo de dentista… Não são poucas as pessoas que sentem algum receio quando tem que fazer uma visita aos profissionais da saúde. E não estamos falando só de crianças não. Há muitos adultos que protelam os cuidados com a saúde devido a algum temor.

Em adultos, esse medo pode ter resquícios da infância, por algum trauma ou até mesmo por ter ido a algum profissional que não o atendeu de maneira adequada. Enfim, as causas podem ser as mais variadas. Mas com a saúde não podemos brincar, e nem protelar. Devemos ter frequentemente o contato com os médicos e dentistas para cuidar de nossa saúde e prevenir.

No caso dos dentistas, o recomendado é que a cada seis meses os pacientes retornem. Com a periodicidade e mais os cuidados que devemos ter em casa fica mais fácil ficarmos com a saúde bucal em dia.

Para que as pessoas possam seguir com esse cuidado, neste artigo vamos elencar algumas dicas para que os Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) ajudem os pacientes que têm medo de dentista.

Vamos dar dicas diretamente para o paciente que tem medo de dentista. Dicas que podem ser repassadas para os pacientes, por você. Se você é um ASB, não deixe de ler:

Faça uma pesquisa sobre os profissionais e seus locais de trabalho

Não vá ao primeiro profissional que encontrar na lista telefônica. Converse com amigos e familiares sobre os profissionais que eles frequentam. Uma boa pesquisa pode te afastar daquele dentista que fez pacientes temerem a odontologia.

Pergunte sobre a equipe, o tratamento que eles dão aos pacientes, e também sobre o ambiente. Sim, o ambiente também pode ser um fator para deixar o paciente mais tranquilo. Geralmente, locais mais claros dão aspecto de limpeza e tendem a deixar as pessoas mais calmas. Enquanto que um ambiente muito escuro, além de passar impressão de sujeira, pode deixar os pacientes mais tensos.

Uma boa conversa pode amenizar o medo de dentista

A vergonha não será uma aliada ao paciente que tem medo de dentista. Uma boa conversa com o profissional da odontologia, bem como membros de sua equipe, entre eles o ASB, pode ser um bom começo.

Não fique em dúvida. Se surgir algum questionamento faça. Um bom profissional estará apto a responder de forma satisfatória para seus clientes tudo sobre os tratamentos bem como sobre sua saúde bucal. Em consultórios que contam com profissionais, como o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico de Saúde Bucal (TSB), o paciente pode aproveitar também dos conhecimentos destes profissionais.

Lembre-se que o ASB e o TSB focam no contato com os pacientes. Então eles serão profissionais super indicados para uma boa conversa.

Pesquisa na Internet, só se for em sites confiáveis

Hoje em dia tudo o que queremos saber vamos buscar na internet. Esse recurso facilitou e muito a vida de todos. Mas ainda temos que tomar alguns cuidados com o que pesquisamos na web. Ainda mais se tratando da saúde.

No caso de doenças e seus tratamentos, a pesquisa na internet pode não ser muito benéfica. Lembre-se que no mundo virtual vale tudo. Como há informações de qualidade, há aquelas que são totalmente inverídicas. Como falamos anteriormente, prefira tirar suas dúvidas com o seu dentista ou sua equipe.

Principalmente os pacientes que têm medo de dentista devem ficar longe de alguns sites, que ao invés de ajudar só irão confundir. Se não for por meio de sites confiáveis a pesquisa não será válida e só ajudará para ampliar o medo.

Em todas as áreas há instituições de qualidade, aptas a passar informações. Dê prioridade a elas. Na dúvida pergunte ao ASB qual sites poderão contribuir com uma pesquisa de qualidade.

Bem, esperamos que com este artigo tenhamos colaborado com os pacientes que têm medo de dentista. Lembre-se que a saúde deve vir em primeiro lugar. Então pesquise, escolha e tire todas as suas dúvidas com o Auxiliar de Saúde Bucal. Nosso blog pode te ajudar a sanar algumas. Confira!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​