Seja bem vindo ao nosso Blog!

Ajudante de dentista? Conheça o nome verdadeiro do profissional de saúde bucal

ajudante de dentista

 

Há tempos que os dentistas vêm contratando outros profissionais para ajudarem em algumas tarefas do dia a dia de seus consultórios odontológicos. São funções que não necessitam de um profissional graduado para serem exercidas, mas que demandam muito tempo quando realizadas pelos próprios dentistas.

Tempo este que os dentistas podem utilizar no atendimento de outros pacientes e fazer render mais suas atividades e também o orçamento de sua clínica. Por isso, o ajudante de dentista passou a ser um profissional muito requisitado e importantíssimo para o bom andamento das clínicas e consultórios odontológicos.

O ajudante de dentista não precisa ser um profissional com graduação em odontologia, mas ele necessita sim de uma formação, já que exerce importantes funções junto aos dentistas. Não podemos esquecer que estamos falando de saúde e quando se trata de saúde sempre procuramos pelos profissionais mais qualificados para nos atender.

Nos consultórios odontológicos acontece o mesmo. Não adianta o dentista ser um ótimo profissional, se a sua equipe não atender aos requisitos necessários para um bom atendimento. Foi com foco nessa qualificação que o ajudante de dentista teve sua profissão regulamentada e passou a ser reconhecido por outro nome no meio odontológico. Entenda:

Ajudante de dentista passou a Auxiliar de Saúde Bucal

Com a regulamentação da atividade, o ajudante de dentista passou a Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Isso por meio da lei 11.889 de 2008 que interviu nas atividades do ASB e também do Técnico de Saúde Bucal (TSB).

Desde 2009 os dois profissionais precisam contar com o registro profissional do Conselho Regional de Odontologia (CRO) para atuar legalmente. Esse registro é conseguido somente após as devidas certificações. Cada um dos profissionais com um curso específico: o ASB com um curso de formação, e o TSB com um curso técnico.

Outros nomes do profissional

Além de ajudante de dentista, antes da regulamentação esse profissional era conhecido como auxiliar de higiene bucal (AHB). Foi assim chamado nas primeiras qualificações para o cargo. Como em 1952 quando o Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp) propôs o curso profissional para diminuir as funções dos cirurgiões dentistas.

Mas as denominações não param por aí. O ajudante de dentista também era conhecido como Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) antes da lei 11.889/2008 ser aprovada.

Funções do ASB

Apesar da regulamentação, ainda há ajudante de dentista que não conta com a devida certificação. Mas ela não é importante somente para obter o registro profissional e trabalhar legalmente na odontologia, mas sim para exercer da melhor forma a profissão.

O ajudante de dentista exerce importantes funções nos consultórios e clínicas odontológicas. Por isso a qualificação é essencial para este profissional. Além de realizar mecanicamente os pedidos dos dentistas, os ajudantes passam a entender os procedimentos a serem realizados.

A qualificação irá refletir em todas as etapas do serviço realizado pelo ajudante de dentista, desde o atendimento ao paciente aos processos de biossegurança, como a higienização e esterilização dos materiais utilizados.

E então, você já conhecia todos esses nomes que já foram dados ao ajudante de dentista? Apesar das variáveis, esse profissional é único e imprescindível para o sucesso do consultório como um todo. Para saber mais sobre essa profissão acesse nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​