Seja bem vindo ao nosso Blog!

Saúde bucal da família: 3 dicas para o ASB incentivar os pacientes

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

saúde bucal da família

 

Uma das funções mais importantes do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é a promoção da saúde bucal da família e a prevenção de doenças. Esse profissional é responsável por realizar campanhas explicativas para os pacientes para incentivá-los a ter uma rotina saudável de cuidados bucais e assim evitar doenças.

Uma das formas para proceder é realizar campanhas que visem à saúde bucal da família, que envolvam todos os seus integrantes, assim um pode incentivar e envolver o outro quanto aos procedimentos corretos de serem realizados na cavidade bucal.

Há várias maneiras de se incentivar os pacientes de forma a cuidar da saúde bucal da família. Neste artigo vamos dar algumas dicas de como o Auxiliar da Saúde Bucal proceder. Acompanhe:

A importância das crianças para a promoção da saúde bucal da família

As crianças podem ser grandes influenciadoras para a promoção da saúde bucal da família. Se bem-educadas quanto ao assunto, elas repassam facilmente os cuidados que se deve ter com a higiene, e para todos os integrantes da sua casa.

O Auxiliar de Saúde Bucal pode utilizar meios criativos para incentivar as crianças e deixá-las interessadas pelos recursos de higiene. Uso de desenhos, massinhas de modelar em forma de dentes, bem como as de gesso, podem ser utilizadas para manter as crianças entretidas nos assuntos da Odontologia.

O ASB é o profissional indicado para conversar sobre a importância da higienização para a saúde dos dentes e boca. Sabemos que uma escovação correta, e o uso de fio e enxaguante bucal podem prevenir muitas doenças. Ao explicar para os pequenos, eles serão grandes influenciadores para a saúde bucal da família.

Atendimento de pacientes nos consultórios

De uma forma geral, o atendimento do Auxiliar de Saúde Bucal junto aos pacientes nos consultórios odontológicos também pode ser um recurso pela promoção da saúde bucal da família. É o ASB que recebe os clientes em todas as consultas. E essas conversas anteriores ao atendimento do dentista podem ser utilizadas para incentivá-lo quanto aos cuidados.

Como profissional qualificado e capacitado, o ASB tem plenas condições de demonstrar como os pacientes devem proceder e colaborar para a saúde bucal da família. O Auxiliar deve demonstrar todo o seu conhecimento e passar toda a confiança para os clientes.

Saúde bucal da família para toda a população

O Auxiliar de Saúde Bucal também tem ampla atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele atua em conjunto com equipes da Saúde da Família, que conta ainda com dentistas e técnicos de saúde bucal (TSB), além dos médicos e enfermeiros.

As equipes odontológicas atuam ainda conforme o Programa Brasil Sorridente, que, com técnicas de promoção da saúde bucal da família, conseguiu reduzir significativamente o número de cáries dentárias no Brasil. O programa foi implantado no país em 2006 após uma pesquisa que apontou descuidos da população quanto a sua saúde bucal.

O Auxiliar de Saúde Bucal é importantíssimo para incentivar os pacientes quanto a saúde bucal da família. Essa função é apontada, inclusive, na legislação que rege sua profissão. A lei 11.889 que foi regulamentada em 2008 e mudou as regras para se exercer a atividade a partir de 2009.

Vale destacar que as técnicas para proceder junto aos pacientes constam na carga horária do curso de formação profissional. Para saber, continue navegando em nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​