Seja bem vindo ao nosso Blog!

Doença periodontal: existe uma cura para o problema?

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

doença periodontal

Apesar da difusão da odontologia preventiva e dos cuidados de saúde bucal, ainda é comum os profissionais da Odontologia se depararem com a doença periodontal. Ao lado da cárie dentária, ela figura como a mais comum entre os pacientes. Elas ocorrem entre 50 e 99% das pessoas na maioria das comunidades, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde.

Entre as doenças periodontais, estão a gengivite e a periodontite. Elas aparecem devido ao acúmulo de placa bacteriana entre a gengiva e os dentes. Nesse local há um elo que é chamado de ligamento periodontal, daí o nome da doença.

Como quaisquer tipos de enfermidades, é preferível a prevenção à doença periodontal. Como já citamos no início deste post, a odontologia preventiva é um ótimo recurso para isso. Uma boca saudável e livre de doenças é possível. Bastam alguns cuidados. Entre os cuidados, uma boa higienização, visitas ao dentista e até hábitos alimentares mais saudáveis.

Mas em outro post detalharemos esses cuidados. Neste artigo o objetivo é esclarecer se a doença periodontal tem cura. Vamos lá:

O aparecimento da doença periodontal

Dentre as doenças bucais e a doença periodontal, a gengivite é uma das mais fáceis de identificar. O inchaço das gengivas, a cor demasiada avermelhada e também o sangramento na hora da escovação e ao passar fio dental. Todas essas são características encontradas em quem está com a gengivite.

Já a periodontite é o processo mais avançado da gengivite. As pessoas que não buscam o devido tratamento quando a gengivite aparece, podem vir a ter a periodontite.  A inflamação da gengiva avança e acaba por atingir outras estruturas do dente. Inclusive a que dá a sustentação, podendo acarretar a perda dos dentes.

Mas é o profissional graduado da Odontologia a pessoa mais indicada para diagnosticar a doença periodontal. Por meio da sondagem, o dentista irá verificar o tamanho do espaçamento do dente e da gengiva – o chamado sulco gengival. Assim ele identifica a doença e indica o devido tratamento.

Tratamentos costumam ter resultados positivos

Pois é. Como falamos, a prevenção é o melhor negócio. Mas, respondendo a pergunta que intitula este artigo. A doença periodontal tem cura sim. Em nosso blog já citamos alguns dos tratamentos para a gengivite e para a periodontite.

Após o aparecimento da doença, mais vale a busca por tratamentos do que as próteses dentárias, no caso de vir a ocorrer a perda dos dentes com o avanço da periodontite. Os tratamentos costumam ser mais baratos do que as próteses.

Mas de nada adianta o paciente buscar pelos tratamentos e abandonar antes de sua total efetividade. Muitos pacientes não concluem os tratamentos e acabam por piorar a situação. Começou tem que terminar, só assim é que se chegará a cura da doença periodontal.

Quando a doença é identificada logo no início, os tratamentos são mais simples. A raspagem ou a irrigação podem resolver, mas quando ela avança, as cirurgias odontológicas podem ser necessárias.

Como destacamos neste artigo, a doença periodontal tem cura. Mas a cura requer o acompanhamento de profissionais adequados e capacitados. Os dentistas e as suas equipes podem resolver esse problema, que ainda é muito comum entre a população. Confira em nosso blog mais sobre este assunto.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​