Seja bem vindo ao nosso Blog!

Conheça 3 dicas para cuidar de sua saúde bucal

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

saúde bucal

Geralmente a primeira característica que observamos nas pessoas são seus dentes. A saúde bucal pode alterar completamente a visão que temos de determinado indivíduo. A pessoa pode ser bonita fisicamente, mas se ao sorrir os dentes não estiverem bem cuidados tendemos a mudar de opinião na mesma hora.

Mas a beleza não é a única característica que os dentes alteram nas pessoas. A saúde bucal pode acarretar doenças não só dentárias, mas no organismo como um todo. Mais um motivo para cuidarmos dela corretamente. Devemos ressaltar que os cuidados com a saúde bucal são diários, não se pode descuidar um único dia.

Para lhe ajudar a manter a saúde bucal em dia vamos elencar alguns cuidados que devemos ter. Confira:

Cuidados básicos da saúde bucal

Vamos iniciar com aqueles cuidados básicos que devemos ter diariamente  para manter a saúde bucal. Escovação correta, uso do fio dental e de enxaguantes bucais. A escovação deve ser realizada no mínimo três vezes ao dia. A dica é após as refeições para se evitar que os restos de alimentos permaneçam nos dentes.

Já o uso do fio dental e de enxaguantes bucais deve ter frequência diária. Geralmente estes cuidados são feitos a noite, quando as pessoas contam com um tempinho a mais.

A escolha pela fita ou fio dental e pelos diversos usos de enxaguantes existentes no mercado é individual, mas vale uma conversa com o dentista para verificar qual o melhor opção para cada pessoa.

Escolha de alimentos e a mastigação

Desde crianças aprendemos que o açúcar em demasia é prejudicial aos dentes. E isto não é somente conversa para que os pequenos não abusem dos doces. Os açúcares tendem a acelerar o processo de mineralização do biofilme dentário, formando assim as placas. Lembrando ainda que as cáries são doenças resultantes do acúmulo das placas.

Não estamos dizendo que as pessoas devem abolir o açúcar da alimentação diária, mas sim evitar seu consumo exagerado para garantir uma boa saúde bucal. Além disso, optar pelo consumo logo após as refeições quando teremos a escovação. Evitar ficar com os dentes expostos aos açúcares por um longo período pode evitar a formação das cáries.

Além dos cuidados com a alimentação , uma boa mastigação dos alimentos também pode interferir na saúde bucal. A mastigação incorreta pode acarretar alterações na arcada dentária das pessoas, além de doenças, não somente as bucais.

Uma mastigação correta inclui fazer o uso de todos os dentes, já que cada um tem sua função. Também deve ser bilateral, ou seja, feita dos dois lados da boca. Os alimentos devem ser triturados corretamente, formando o bolo alimentar antes de ser engolido para evitar problemas digestivos.

Acompanhamento de dentistas

Hoje a falta de recursos financeiros não pode justificar o não comparecimento ao dentista. Além das consultas particulares, todas as pessoas podem contar com atendimento de equipes odontológicas por meio dos Postos de Saúde que contam com equipes do Programa Brasil Sorridente.

E para garantir uma boa saúde bucal, as visitas periódicas ao dentista são essenciais. Eles podem detectar problemas não visíveis para as pessoas e evitar o aparecimento de doenças. Além disso, as limpezas feitas por estes profissionais também são importantes.

Estas são as dicas básicas e essenciais para que todos cuidem adequadamente de sua saúde bucal. Cuidados básicos e acessíveis. Lembre-se que seu sorriso pode servir como um cartão de visitas  e ficar marcado na mente das outras pessoas. Saiba mais em nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​