Seja bem vindo ao nosso Blog!

Você sabe o que é bleachorexia?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

bleachorexia

A indústria da beleza nos apresenta diariamente novidades. Novos produtos, novos tratamentos ou procedimentos, são inúmeras as alternativas em busca da beleza ideal. Aliado a isso, as propagandas nos mostram padrões de beleza quase inalcançáveis sem a ajuda dos profissionais que atuam na área da estética.

Baseado nestes padrões de beleza que a indústria da beleza vem apresentando um aumento exponencial tanto na oferta quanto na demanda. As pessoas buscam um corpo escultural, o rosto mais belo, os cabelos da moda, além de um sorriso perfeito. Até aí tudo bem.

O problema é quando a beleza passa a ser uma verdadeira obsessão, e faz com que as pessoas passem dos limites em busca da perfeição. O que pode acarretar em doenças e compulsões. Como é o caso de pessoas que sofrem de Transtornos Disfórmico Corporal, ou a chamada dismorfofobia.

Este transtorno se caracteriza quando uma pessoa se preocupa demasiadamente com algum ‘defeito’ de seu corpo. Muitas vezes enxergado somente por ela. Este transtorno é comum e afeta de 1,7 a 2,4% da população. Um de seus exemplos mais comuns são os casos de anorexia, distúrbio alimentar no qual uma pessoa, mesmo muito magra se enxerga com quilos a mais.

Transtorno Disfórmico Corporal na Odontologia

A bleachorexia pode ser caracterizada como outra forma do Transtorno Disfórmico Corporal. Esta na área da Odontologia. A bleachorexia é a obsessão por dentes cada vez mais brancos, e, consequentemente por todos os tipos de tratamento oferecidos para isso.

Vale destacar que os clareamentos dentários, sejam eles de qualquer tipo, necessitam de um acompanhamento de dentistas, e fazê-los desmedidamente pode causar transtornos, e até mesmo o efeito contrário.

Bleachorexia e os problemas na saúde bucal de pacientes

Os clareamentos dentários se utilizam de produtos químicos para chegar ao efeito desejado, os dentes mais brancos. O uso excessivo destes produtos causará problemas dentários, como a perda do esmalte dos dentes, o que os deixam mais fracos e quebradiços. Os produtos podem afetar ainda a gengiva dos pacientes.

Como dissemos, a obsessão por dentes brancos, a bleachorexia, pode acarretar em dentes mais escurecidos. Isso porque com a destruição do esmalte eles podem ficar com esse aspecto.

Hora de procurar ajuda

A bleachorexia se deve, e muito, pela facilidade do acesso a produtos que promovem o clareamento dos dentes. O problema é que com esta facilidade, muitas vezes as pessoas não procuram pelo acompanhamento de dentistas para fazê-lo. Sem este acompanhamento o diagnóstico fica mais difícil.

Assim como os da anorexia, os pacientes com bleachorexia ficam com uma visão distorcida de si mesmo, avaliando que seus dentes podem ficar ainda mais brancos. Além de procurar por um dentista, um profissional da psicologia também deverá intervir no tratamento deste paciente.

 

Mais importante que um sorriso perfeito, é a saúde bucal em perfeito estado. As pessoas podem sim buscar por um sorriso mais branco, mas sempre com a orientação de profissionais graduados da Odontologia. São eles que podem indicar o melhor tratamento a ser feito, mesmo se a opção for pelos clareamentos chamados caseiros.

A bleachorexia pode trazer diversos problemas, tanto na saúde bucal como na saúde psíquica de pacientes. É um transtorno e precisa de tratamento adequado. Fique atento!

Em nosso blog você encontra informações sobre a saúde bucal. Acompanhe:

Auxiliar de Saúde Bucal

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​