Seja bem vindo ao nosso Blog!

Odontologia Estética: conheça 4 possibilidades

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

odontologia estética

A busca por um sorriso mais bonito e alinhado. Este é o motivo que está levando muitas pessoas aos consultórios odontológicos. A dentística, especialidade da Odontologia Estética, é uma das que estão em alta no mercado da saúde bucal, e sendo buscadas pelos profissionais graduados.

Buscadas como especialização por profissionais e buscadas pelos pacientes que querem um rosto mais harmonioso, com os dentes perfeitos. Mas a dentística, assim como outras áreas da Odontologia, tem como objetivo maior a saúde bucal dos pacientes.

Profissionais explicam que disformidades nos dentes podem causar problemas com a saúde bucal. E ao deixar os dentes mais bonitos, os benefícios vão além da estética. Uma dentição torta, por exemplo, acarreta em desgaste dos dentes, mastigação incorreta e até doenças que não se restringem à cavidade bucal. E este é só um dos exemplos.

A seguir vamos elencar algumas das possibilidades que a odontologia estética está proporcionando para seus pacientes. Confira

Facetas de porcelana na Odontologia Estética

As facetas de porcelana são amplamente utilizadas na odontologia estética. Elas podem ser usadas tanto para o clareamento dos dentes quanto para correção de manchas ou de dentição torta. As facetas são colocadas na parte posterior e anterior dos dentes.

Com as facetas de porcelana também é possível aproximar os dentes, já que a distância entre eles pode ser incômoda para alguns pacientes. As facetas são produzidas especificamente para cada tipo de paciente, com o tamanho adequado à sua estrutura bucal.

O paciente pode colocar a faceta de porcelana em apenas um ou em mais dentes. Para recebê-la, o cirurgião dentista promove um desgaste no dente natural do paciente para futura colocação. O procedimento é indolor e as facetas resistentes.

Formas de Clareamento dentário

Além da colocação de facetas dentárias, para obter o clareamento dentário a Odontologia Estética propicia algumas formas. As mais comuns são o clareamento caseiro e o clareamento a laser feita nos consultórios odontológicos.

Apesar do nome clareamento caseiro este deve ser recomendado e acompanhado por um dentista, já que seu uso indevido pode causar transtornos aos pacientes, e até disfunções da saúde bucal.

Peeling Gengival

Não são somente os clareamentos dentários que podem ser realizados para melhorar a aparência facial. Clareamentos na gengiva também estão entre o rol de opções da odontologia estética. Manchas podem ser retiradas com o uso do peeling gengival.

Sob efeito de anestesia local, o profissional graduado da Odontologia e sua equipe realizam o lixamento da pele. Nova pele gengival é formada naturalmente pelo organismo em um período de 72 horas. Conforme o caso, mais de uma sessão pode ser recomendada.

Uso da toxina butolínica para fins estéticos na odontologia

O uso da toxina butolínica foi liberado na Odontologia pelo Conselho Federal (CFO) em 2011, mas só recentemente para fins estéticos. Tratamentos como o bruxismo, poderiam ser feitos com o uso do botox pelos cirurgiões dentistas.

A possibilidade de atuar não somente na cavidade bucal, mas em toda a face dos pacientes – do osso hioide (pescoço) para cima até a inserção do couro cabeludo, e do tragus (orelhas) para frente, ou seja em toda-, abriu novas possibilidades aos dentistas.

Com isso o uso da toxina botulínica pelos profissionais também, e a odontologia estética foi uma das beneficiadas. Hoje, além de tratamentos com fins funcionais, o botox pode ser utilizado para assimetrias faciais, e o sorriso gengival, por exemplo.

Neste artigo, citamos apenas algumas das possibilidades oferecidas pela odontologia estética para deixar o sorriso dos pacientes mais bonito. Deve-se ressaltar que todos esses procedimentos melhoram a qualidade de vida dos pacientes, já que promove sua autoestima. Mais do que a saúde bucal, eles afetam o bem estar como um todo.

Mas antes de se submeter a qualquer tipo de procedimento da odontologia estética, pesquise. Não só sobre o tratamento, mas sobre o profissional mais indicado e capacitado para fazê-lo. Saiba mais em nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​