Seja bem vindo ao nosso Blog!

Primeiros Socorros: o que o ASB precisa saber

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

o ASB deve saber

Em qualquer tipo de ambientes estamos sujeitos a nos deparar com situações de urgência e emergência. Acidentes domésticos, pessoas tendo infartos, crianças se machucando. Enfim, independente do lugar e da hora, imprevistos acontecem. Apesar disso não são todas as pessoas que estão preparadas para enfrentar esse tipo de situação.

Mas apesar de acidentes ocorrerem em qualquer ambiente, há alguns locais em que as situações de urgência e emergência são mais propícias a acontecerem, como é o caso dos ambientes voltados à saúde. Nestes locais sim, as pessoas devem estar preparadas para lidar com estes acontecimentos.

E na área da Odontologia, ambiente voltado à saúde bucal, intercorrências também podem acontecer. Por isso, todos os profissionais envolvidos devem estar aptos a tratar dos pacientes em situações de risco, e não somente os cirurgiões dentistas.

Técnicos de Saúde Bucal, Auxiliares de Saúde Bucal, instrumentadores cirúrgicos odontológicos. Todos esses profissionais devem conhecer as atividades que devem ser feitas em casos de urgência e emergência. Este post vamos dedicar a falar sobre os primeiros socorros, o que o ASB deve saber:

Verificar a situação, bem como os sinais vitais do paciente

Antes de pensar nos primeiros socorros, o Auxiliar de Saúde Bucal deve manter a calma e tranquilizar a si mesmo e o paciente que estiver passando por alguma situação de urgência e emergência. Após isso, o primeiro passo é verificar a gravidade da situação.

Averiguar o estado de consciência, sua temperatura e respiração. Tudo isso pode ser vital para o paciente. Questionar o que o paciente está sentindo, o local do incômodo, medir a temperatura e se a respiração está acelerada. Estas questões podem indicar a real situação e a doença que acometeu o paciente.

E para proceder com todas essas questões, o consultório dentário deve contar com um kit de primeiros socorros. O ASB deve saber manusear tudo o que contém nele.

O ASB deve saber o que fazer em caso de desmaios

Estudos apontam quais situações de urgência e emergência mais ocorrem dentro das clínicas e consultórios odontológicos. Os desmaios estão entre os casos mais comuns, já que estes podem ser ocasionados até pela ansiedade dos pacientes que receiam as consultas ao dentista.

O ASB deve saber que nestes casos o que deve ser feito é restabelecer o fluxo sanguíneo ao cérebro dos pacientes. Para isso deve pressionar a sua cabeça em direção aos joelhos, com este estando sentado.

Em caso de convulsões

As convulsões também podem ocorrer nos ambientes voltados a área da saúde bucal. Nesta situação o ASB deve saber que o importante é manter o paciente seguro, sem o risco de queda ou de se machucar, já que as convulsões tendem a passar em poucos minutos.

Os profissionais da odontologia devem ter em mente que muitos estímulos sensoriais podem podem provocar novas convulsões. Portanto os estímulos devem ser amenizados.

Reanimação cardiorrespiratória

Uma das  questões básicas ao se falar em primeiros socorros é a reanimação cardiorrespiratória dos pacientes. Assim como todos os profissionais ligados à saúde, o ASB deve saber como fazê-la.

Os primeiros socorros são imprescindíveis e devem ser realizados pelos profissionais da saúde. Mas no caso das urgências e emergências ocorrerem nos consultórios dentários, o atendimento médico deve ser acionado. Saiba mais em nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​