cursos EAD
Estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos. Essa é uma das definições dos cursos de Educação à Distância, os chamados EAD. As tecnologias disponíveis, a correria do dia a dia, e a disponibilização mais democrática da educação são responsáveis pela crescente oferta e também procura pelos cursos EAD.
São diversos os cursos EAD disponíveis no mercado educacional. De línguas, de atualização profissional, cursos técnicos e até de graduações a pós-graduações. A oferta de cursos livres gratuitos também ajuda a fomentar a educação à distância.
Outro setor que está aproveitando a disponibilização dos cursos EAD é o corporativo. Empresas de grande porte, com atuação em diversos locais do país, ou do mundo, ofertam para seus colaboradores as qualificações online. Uma maneira simples e econômica de deixar os colaboradores na mesma ‘frequência’, com os conhecimentos que a empresa espera.
Toda esta oferta reflete nos números de educação à distância no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed) apontam que ano a ano os cursos EAD vêm aumentando e também o número de alunos matriculados neles. O último Censo EAD, publicado em 2015, apontou crescimento de 23% de alunos no período de um ano.
Motivos da procura crescente dos cursos EAD
Esta crescente nos dados da Educação à Distância não é à toa. Já citamos algumas como a possibilidade das pessoas com necessidades especiais e dificuldades de deslocamentos, ou aquelas que moram longe dos grandes centros e não contam com cursos presenciais disponíveis próximos às suas residências.
Mas os motivos do aumento da procura pelos cursos EAD não se resumem a democratização da educação. Os próprios empregadores estão motivando as pessoas a buscar a qualificação online. Isso porque estes profissionais desenvolvem habilidades diversas ao realizar capacitações online.
Empregadores buscam habilidades específicas
A preferência dos empregadores por profissionais que realizaram cursos EAD se deve a habilidades desenvolvidas por eles durante a realização da qualificação. Nas modalidades online, os alunos devem ter um planejamento para a finalização da capacitação.
Devido a flexibilidade das aulas, é responsabilidade do aluno a frequência e realização de suas atividades. Se não houver um bom planejamento e organização do tempo para os estudos nos cursos EAD o aluno se perde e acaba atrasando suas atividades ou não o concluindo.
Devido a esta questão é que ainda se vê muita evasão entre os cursos EAD, evasão maior quando os cursos ofertados são inteiramente realizados online.
Esses dados só vêm a confirmar que é preciso muito planejamento, organização e comprometimento para a conclusão das qualificações na modalidade online. E os empregadores estão cada vez mais valorizando este profissional e suas habilidades.
Alunos conciliam estudos e trabalho
Além disso, dados divulgados pela Abed apontam que a maioria das pessoas que busca pelos cursos EAD, os conciliam com o trabalho ou com outros estudos. Nos cursos totalmente online ultrapassa 60% dos alunos nesta situação. Isso demonstra ainda a busca frequente de atualização e melhoria na carreira profissional por meio das capacitações.
Todos estes fatores é que estão fazendo com que os empresários busquem para seus quadros profissionais pessoas que realizaram e se certificaram por meio dos cursos EAD. Pessoas estas que buscaram novas qualificações, comprometeram-se com os estudos e organizaram seu tempo para conclui-lo. Quer saber mais sobre as capacitações online acesse o nosso blog.