fratura dental
Uma queda, batida na região da face ou até mesmo em acidentes. A fratura dental pode ocorrer com qualquer pessoa. E, conforme profissionais da Odontologia, elas são bastante comuns. Estudo epidemiológico aponta que uma, em cada duas crianças de 7 a12 anos, sofre um traumatismo dentário. Sendo a situação mais comum entre os meninos.
Menos comum são os pacientes realizarem os procedimentos corretos quando se deparam com a quebra de um dente. Há maneiras simples de recuperá-lo se este souber como proceder. Mas eles devem ser realizados rapidamente.
Devido a alta frequência de ocorrência da fratura dental, a Associação Internacional de Traumatismo Dentário (AITD), desenvolveu um protocolo específico para este tipo de atendimento odontológico. Este, utilizado, pelos dentistas para garantir o sucesso dos tratamentos.
Quebrei o dente. E agora?
A primeira coisa a se fazer é procurar pelo dente, ou a parte dele, quebrado. Se for possível a sua realocação na cavidade bucal até o atendimento odontológico, ela deve ser feita. Caso não seja possível, o dente pode ser armazenado embaixo da língua do próprio paciente. Importante também segurar o dente quebrado pela coroa, e nunca pela sua raiz.
Em casos em que a fratura dental ocorrer em crianças, o dente deve ser limpo em soro fisiológico e ficar mergulhado no produto até o atendimento. A limpeza não deve ser feita com outros tipos de produtos. Na falta do soro fisiológico, o dente fraturado pode ser armazenado em um recipiente com leite.
Achava que era crença popular a colocação do dente mergulhado no leite? Pois não é. Pesquisadores já comprovaram a eficácia do procedimento para o sucesso da realocação do dente. Neste caso, o leite auxilia para que a ‘vida útil’ do dente seja ampliada até o atendimento de um dentista.
Se o dente fraturado não for encontrado, o dentista poderá recuperá-lo utilizando outros tipos de materiais, os restauradores.
Procurando por atendimento odontológico após a fratura dental
A procura pelo atendimento odontológico deve ocorrer o mais rápido possível. Se a fratura dental ocorrer no final de semana, ligue para o seu dentista ou procure por atendimento em ambientes de saúde de plantão. A espera até o próximo dia útil não é recomendada, pois a atuação do dentista deve ser rápida para que o dente possa ser realocado com sucesso.
Geralmente quando a fratura dental ocorre na estrutura dura dos dentes, sem a exposição radicular, este pode ser realocado pelos dentistas com agente adesivo e resina. Em casos da fratura atingir outras estruturas, como a raiz ou coroa pode ser necessária a realização do tratamento de canal.
A situação será analisada pelo dentista, que deve realizar exames clínicos e de raio X nos pacientes após o relato da fratura dental. Em casos mais graves pode haver a indicação de implantes dentários.
Em crianças, batidas devem ser monitoradas
Em crianças, as batidas na região da face, mesmo sem a ocorrência de fratura dental, devem ser monitoradas. Isso porque os dentes de leite, quando afetados, podem ocasionar problemas para o dente permanente.
Ao proceder rapidamente, o sucesso da recuperação do sorriso de quem conta com uma fratura dental pode vir mais rapidamente. Portanto haja rápido e procure seguir os passos acima. Para saber mais sobre a saúde de seu sorriso acesse o nosso blog.