Seja bem vindo ao nosso Blog!

Qual a importância do aleitamento materno na formação dos dentes?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Que o aleitamento materno é muito importante tanto para a mãe quanto para os bebês é fato, e sabido por todos. Mas você sabe a importância específica da amamentação na formação dos dentes das crianças?

Ela exerce função essencial na formação dos dentes e também na saúde bucal dos pequenos, já que contém todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento nos seis primeiros meses de vida.

E é justamente na época da amamentação, que geralmente segue até os dois anos de vida das crianças, que inicia a formação dos dentes das crianças.

Formação da arcada dentária

Além das vitaminas, o movimento de sucção que os bebês fazem durante a amamentação é essencial na formação de sua arcada dentária. A posição dos dentes e do maxilar podem alterar neste período, e a amamentação auxilia para que os dentes nasçam na posição correta.

Devemos ressaltar que a correta posição dos dentes, não somente evita futuras correções, com o uso de aparelhos ortodônticos, mas também faz com que suas funções corretas  sejam mantidas.

Cada um dos dentes conta com uma função no momento da mastigação, portanto a correta posição deles influencia diretamente no sistema digestivo. Ao manter a correta dentição na formação dos dentes, as funções serão mantidas, o que pode evitar diversos problemas futuros, como a má-oclusão, por exemplo.

A má-oclusão é um dos problemas mais frequentes da atualidade nos consultórios dentários. Pesquisas indicam que 60% dos casos são devidos a fatores externos, que iniciam na infância, como na forma de alimentar os bebês, como citamos.

E não é somente na formação dos dentes que a amamentação trará benefícios, mas sim em toda a estrutura óssea da face e estrutura bucal dos bebês. A amamentação age como exercício para os pequenos.

Promove a respiração nasal

No momento da amamentação, o bebê aprende ainda a respiração nasal. Quando suga o leite, ao não conseguir utilizar a boca para o ato de respirar, há a promoção natural da respiração nasal. Especialistas dizem que com as mamadeiras não há este aprendizado natural.

Ao respirar pelo nariz, as crianças evitam a utilização da boca para isso. Ao respirar pela boca, esta tende a secar. E boca seca é uma das condições que beneficiam o aparecimento das cáries dentárias nas crianças, o que pode prejudicar e muito a formação dos dentes.

Cuidados com a saúde bucal devem iniciar antes da formação dos dentes

Mesmo antes da formação dos dentes e seu aparecimento na arcada dentária, os cuidados com a saúde bucal dos bebês deve ser iniciada. Neste período, os pais podem utilizar uma gaze ou uma fraldinha de pano umedecida para iniciar a limpeza das gengivas do seu bebê. Nada de pastas ou outros produtos.

Com este hábito, o bebê se acostumará com a rotina da higiene bucal, e esta será natural após certo tempo. Os hábitos devem permanecer e se intensificar com a chegada do primeiro dentinho, por volta dos seis meses de vida. Todos os 20 dentes de leite das crianças devem ter aparecido até seus três anos de vida.

E logo que o primeiro dentinho aparecer, a gaze ou a fraldinha utilizada devem ser trocadas pela escova. Para isso as cerdas devem ser bem macias. Verifique a indicação. Nesta fase o dentista deve ser visitado.

 

Viu só como a amamentação tem influência direta na saúde bucal dos pequenos? A formação dos dentes pode ser muito beneficiada  com este ato de amor e aproximação com os bebês. Saiba mais em nosso blog.

 

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​