Seja bem vindo ao nosso Blog!

Quais os 3 alimentos que causam a erosão dentária?

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Ao expormos nossos dentes a alimentos muito ácidos provocamos a chamada erosão dentária. Ela ocorre com o desgaste do esmalte dos dentes – camada mais superficial, deixando exposta sua estrutura mais interna, a dentina.

Essa situação acarreta inúmeros problemas de saúde bucal, já expostos em nosso blog, sendo o mais comum deles, a sensibilidade nos dentes. Além da sensibilidade, os dentes costumam ficar com a aparência mais amarelada com a erosão. Isso porque é esta a coloração da dentina, que fica mais exposta.

Os alimentos são os principais causadores da erosão dentária, mas ela pode ser causada ainda por problemas digestivos, nos quais os ácidos retornam à cavidade bucal, como o refluxo gastrointestinal, por exemplo. Disfunções alimentares, como a bulimia e a anorexia, também podem ser apontadas.

Neste artigo, vamos citar quais os principais alimentos causadores da erosão dentária. Podem ser eles os causadores de sua sensibilidade dentária, ou da aparência amarelada de seu sorriso. Fique atento, para que a erosão dentária não se torne um problema mais grave e afete a sua saúde bucal:

1. Frutas cítricas

Limão, maracujá, abacaxi, manga, caju, uva, morango. A lista das frutas com PH mais ácido pode ser bem extensa. Mas tenho que deixar de comer as frutas para evitar a erosão dentária? Nada disso. Para evitar maiores danos, os profissionais da odontologia estão recomendando a escovação dos dentes cerca de 30 minutos após a ingestão de alimentos mais ácidos.

Nestes casos, o processo abrasivo só tende a aumentar caso haja a escovação dental logo após a ingestão de alimentos considerados ácidos. Por isso a recomendação.

Um estudo apontou que pessoas que ingerem frutas cítricas duas vezes ou mais ao dia apresentam chances 37 vezes maiores de apresentar a erosão dentária. Portanto os cuidados devem ser redobrados.

2.Vinagres e molhos para saladas

Por apresentar PH ácido, os vinagres e os molhos usados para saladas também estão entre os causadores da erosão dentária. O mesmo estudo citado acima aponta que o consumo deles apenas uma vez por semana aumenta em 10 vezes a ocorrência do processo abrasivo nos dentes.

3.Bebidas e a erosão dentária

Refrigerantes, sucos ácidos, vinhos, istônicos, e até o chá gelado. A lista das bebidas que podem causar a erosão dentária é bem extensa. Já faz um tempo que as bebidas gaseificadas estão na lista das bebidas não recomendadas, pois além de problemas com a saúde bucal, ela pode acarretar outros para a saúde em geral de seus adeptos.

Mas como citamos a outros que também podem causar a abrasão na parte dura dos dentes. É alto o grau da erosão com o uso frequente de isotônicos ou energéticos, por exemplo. O efeito corrosivo pode iniciar em apenas cinco dias, se a ingestão for frequente.

Nestes casos, a recomendação mais adequada seria a ingestão moderada dessas bebidas. Mas o uso de canudinhos pode amenizar seus efeitos, pelo menos quanto a saúde bucal. O canudo evita o contato direto das bebidas com a estrutura dos dentes, levando-as diretamente ao final da boca.

Com a diminuição das cáries dentárias no Brasil, a erosão dentária é que vem preocupando os profissionais da odontologia. Estudo feito pela USP apontou que ela já atinge 51,6% das crianças em idades pré-escolares. Dado muito preocupante, já que nessa fase os pais teriam o controle da alimentação dos filhos. Saiba mais em nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​