Seja bem vindo ao nosso Blog!

Dentes do siso: preciso tirar os meus?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Os dentes do siso são os terceiros molares da cavidade bucal. Na maioria das pessoas, eles são os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos. É comum nos consultórios e clínicas odontológicas serem feitas as extrações dos quatro dentes do siso. Mas todo mundo necessita passar por esse procedimento?

Neste artigo vamos contar quem necessita fazer a extração dentária dos terceiros molares, e o que a sua chegada pode acarretar na saúde bucal. Os dentes do siso podem chegar silenciosamente, sem que as pessoas percebam a sua presença na cavidade bucal, portanto, sem a necessidade de extração. Mas geralmente, não é isso que acontece.

1. Apinhamento dos dentes

Como os dentes do siso aparecem tardiamente na cavidade bucal, todas as estruturas já se apresentam formadas. Por isso é que, na maioria das vezes, não há espaço necessário para que os terceiros molares sejam mantidos na boca dos pacientes.

Sem espaço para o seu crescimento, os dentes do siso acabam empurrando os demais, ao forçar passagem para sair da estrutura óssea e eclodir fora da gengiva. Ao empurrar os demais dentes, os terceiros molares podem acarretar o seu apinhamento, deixando-os um por cima do outro, e, portanto, tortos.

O apinhamento dos dentes é um dos problemas mais comuns da Odontologia. Geralmente aparece na infância, após a troca de dentes. E pode ser consertado com o uso de aparelhos ortodônticos.

Como os dentes do siso costumam aparecer após o período da infância, o seu crescimento pode prejudicar o trabalho já feito pelo profissional ortodontista. Portanto, o acompanhamento da saúde bucal com as visitas periódicas ao dentista é de suma importância.

2. Dentes do siso inclusos

Acima citamos os casos em que os dentes do siso forçam o crescimento e aparecem na cavidade bucal. Mas há situações nas quais, mesmo ao forçar seu aparecimento, não há espaço suficiente. Isso acarreta a inclusão, que é quando o dente fica preso na gengiva, na estrutura óssea ou próximo a outros dentes.

Os dentes do siso inclusos podem causar incômodos, como inflamações, dores e inchaço. Portanto, o melhor a fazer é optar pela extração junto a um profissional capacitado.

3. Aparecimento de cistos

Como os cistos na cavidade bucal podem aparecer junto com o crescimento de novas estruturas, eles podem vir junto com a erupção dos dentes do siso. Nestes casos, o cirurgião-dentista terá que realizar procedimento tanto para a extração do terceiro molar, como para a remoção do cisto.

Após removidos, os cistos são enviados para biópsia. Desta maneira, o cirurgião-dentista pode se certificar de sua natureza, benigna ou não, e indicar novos tratamentos.

Como verificamos, os dentes do siso podem trazer diversas complicações à saúde bucal das pessoas. Para evitá-las ou amenizá-las, os dentistas costumam indicar a remoção. A indicação é de que, sempre que possível, seja feita a retirada antes dos 20 anos, quando os dentes ainda apresentam as raízes menores.

Mas tudo isso depende da avaliação do cirurgião-dentista. Com o acompanhamento, o profissional pode verificar quando, e se, será necessária a remoção. Algumas poucas pessoas podem não contar com o aparecimento dos dentes do siso, mas os casos são raros. Saiba tudo sobre saúde bucal e seus profissionais em nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​