Seja bem vindo ao nosso Blog!

Dor na articulação da boca? Saiba mais sobre a DTM

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

É mais comum do que se pensa: mais de 2 milhões de brasileiros sofrem com aquela dor na articulação da boca, que aparece bem na mandíbula. O nome desse problema é Disfunção Temporomandibular. Mas antes de falarmos de DTM, temos que explicar outra sigla: a ATM. A Articulação Temporomandibular ou ATM é a responsável pelos movimentos da boca, tanto para cima e para baixo quanto de um lado e do outro. É a ATM que liga a mandíbula aos ossos temporais da face, por isso esse nome que parece complicado.

A DTM é quando ocorre uma disfunção da ATM, que prejudica a articulação bucal e traz muito incômodo. Por se tratar da articulação mais complexa do ser humano e propiciar uma diversidade de movimentos, a disfunção bucal pode ser acarretada por mais de um fator, e ser de difícil percepção até mesmo para os profissionais da Odontologia.

A articulação permite que diversos setores da face atuem em conjunto, seja para falar, mastigar e até mesmo bocejar. Mandíbula, ossos, músculos, ligamentos e discos. Sim, há discos que permitem os movimentos da boca. E tudo isso pode ser afetado em caso de DTM.

Quais fatores podem facilitar aparecimento da DTM

Para fazer a identificação do que pode acarretar a disfunção bucal da ATM, o cirurgião-dentista, na maioria das vezes, se baseia no histórico do paciente. Se este apresenta má-oclusão, mastigação errônea ou bruxismo, por exemplo.  Tudo isso pode colaborar e acarretar casos de DTM.

Outros hábitos, como ‘segurar’ o queixo, mascar chicletes e roer unhas, em demasia, também podem facilitar o aparecimento da disfunção bucal da ATM.

Nos consultórios odontológicos, em casos que o histórico e o exame clínico não são suficientes para diagnosticar como DTM, o cirurgião-dentista pode solicitar exames complementares, como raios-X, tomografia ou ressonância magnética.

Sintomas da disfunção bucal

Alguns sintomas são comuns em casos de dor na articulação da boca: dores de cabeça, no pescoço e no ouvido podem aparecer com frequência. Além disso, o paciente com DTM pode perceber estalos ao movimentar a boca, e até mesmo um travamento ao tentar fecha-la.

Tratamentos indicados pelo cirurgião-dentista

Os dentistas podem identificar as causas e com isso indicar o melhor tratamento para a disfunção bucal de ATM. Tratamento que, na maioria das vezes, tende somente a aliviar os sintomas da DTM e não curá-la, pois ainda não há uma cura para o distúrbio.

Entre os tratamentos que podem ser indicados estão o uso de medicamentos para aliviar a dor e a tensão provocada nos dentes, e também a utilização dos protetores bucais, se a DTM for causada pelo bruxismo, por exemplo. Em casos mais agravantes, os profissionais podem indicar ainda a realização das cirurgias bucomaxilares.

Ainda há casos em que a DTM pode demandar a presença de outros profissionais para o seu tratamento, como por exemplo exercícios de fonoaudiologia e fisioterapia. Isso para estimular o músculo e a articulação temporomandibular.

Fique atento aos sintomas, e procure um dentista para comprovar o diagnóstico. Sentir dor na articulação da boca não é normal. Aquela enxaqueca frequente ou a pressão atrás dos olhos podem estar sendo provocados por uma disfunção bucal da ATM. Saiba mais em nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​