Seja bem vindo ao nosso Blog!

Feridas na boca: saiba o que elas podem significar

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

As feridas na boca são um incômodo enorme e podem significar um motivo de preocupação. A verdade é que elas podem aparecer em qualquer momento da vida e ter diversas causas, desde uma mordida na região da língua e bochechas, até a indicação de doenças mais graves como um câncer bucal, por exemplo.

Para investigar melhor as feridas na boca, o mais indicado é procurar por um especialista para que este possa diagnosticar com precisão e indicar o tratamento adequado. Mas isso não significa sair correndo a qualquer alteração na boca.

Geralmente as feridinhas tendem a cicatrizar em um período curto de tempo, de uma a duas semanas, e nestes casos, não seria necessário buscar ajuda de um dentista. Mas, no caso dos problemas persistirem, esse é sim o melhor caminho. Neste artigo vamos elencar algumas das feridas na boca mais comuns que podem aparecer e o que elas podem significar:

Aparecimento de aftas

Já falamos em nosso blog sobre o aparecimento de aftas na cavidade bucal. Essas feridas na boca são um tipo de lesão benigna, mas que podem causar bastante desconforto.

Apesar de recorrentes, ainda não se pode indicar com certeza o porquê de seu aparecimento, salvo em casos de uma mordida acidental na língua ou bochechas, ou quando a pessoa sabe que, ao comer um alimento muito ácido,  aquela afta poderá aparecer em sua boca.

Além destas causas, o aparecimento das aftas pode significar outras alterações no corpo, e não somente relacionado à saúde bucal das pessoas. Estas feridas na boca podem aparecer até mesmo devido ao estresse do dia a dia ou alterações hormonais, como no período anterior à menstruação das mulheres.

Feridas na boca causadas pela herpes bucal

Diferente das aftas, a herpes bucal é contagiosa, e geralmente aparece quando as pessoas estão com a imunidade baixa. As feridas na boca causadas pelo vírus da herpes  são muito comuns.

O seu aparecimento, com pequenas bolhas na boca, está ligado a períodos em que a saúde da pessoa está debilitada, mas o vírus acompanha a pessoa durante toda a vida, considerando que não há cura para a herpes, que pode aparecer também no nariz e no queixo.

Sapinho

Mais conhecida como Sapinho, a candidíase pseudomembranosa também pode ser percebida pelo aparecimento de feridas na boca. O sapinho forma membranas esbranquiçadas, e tem origem por meio de uma infecção por fungo.

O sapinho pode surgir com frequência em crianças e pessoas idosas. Além disso, pode indicar outras doenças, como o vírus HIV.

Leucoplasia

Geralmente associada ao tabagismo, a leucoplasia aparece como uma mancha esbranquiçada na boca. Em 5% dos casos pode vir a se transformar em câncer bucal, mas geralmente desaparece quando a pessoa abandona o hábito de fumar.

Câncer bucal

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer bucal é o que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Por isso devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua e assoalho, para verificar se não há feridas na boca que insistem em permanecer.

Este tipo de câncer aparece com mais frequência em homens com mais de 40 anos, e os fatores de risco mais frequentes são o tabagismo, o elitismo e a exposição ao sol.

===

Ainda há diversos tipos de feridas na boca, que podem indicar outras doenças, como as autoimunes, por exemplo. Portanto, na dúvida, o melhor a fazer é procurar ajuda de um especialista e não deixar o problema se agravar. Saiba mais em nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​