Seja bem vindo ao nosso Blog!

Aparelhos ortodônticos: veja 5 dicas para manter a higiene em dia

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Os aparelhos ortodônticos são indicados em diversos casos para melhorar a saúde bucal e manter dentes alinhados, articulações e mastigação corretas. Mas junto com a colocação dos aparelhos ortodônticos – fixos ou não – devem vir outros cuidados, especialmente com a limpeza.

A higiene bucal aparelhos ortodônticos requer sim um cuidado maior dos pacientes. Isso porque, com eles, aumentam as estruturas nas quais as placas bacterianas podem se desenvolver: bráquetes, fios metálicos, elásticos. Esses aparatos também devem ser higienizados para evitar o acúmulo de bactérias e o aparecimento das doenças bucais.

Além das doenças – como as cáries, gengivite e periodontite, por exemplo – a falta de uma higiene bucal aparelhos ortodônticos pode acarretar incômodos futuros, após a retirada deles. Os dentistas garantem que somente o uso dos aparelhos não traz manchas nos dentes, mas uma higienização inadequada pode sim deixar os dentes manchados.

Diferença está na escolha dos materiais

Apesar de requerer cuidados especiais, a higiene bucal com aparelhos ortodônticos não tem nada de muito diferente da higienização sem os aparelhos. Escovação, uso do fio dental e de enxaguantes bucais. Esta é a ‘fórmula mágica’ para manter uma boca saudável no dia a dia.

A diferença está nos tipos dos materiais a serem escolhidos. É claro que tudo isso será indicado aos pacientes nos consultórios odontológicos. O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e o próprio ortodontista é que indicarão a melhor maneira e os materiais adequados para a higienização após a colocação do aparelho ortodôntico.

Uso de escovas especiais

O mercado odontológico está cada vez mais preparado para atender todos os tipos de pacientes e suas especificidades. Com a ortodontia, não poderia ser diferente.

Há no mercado escovas próprias para quem usa aparelhos ortodônticos. Com formato diferenciado, ao meio elas têm cerdas menores, as escovas promovem a limpeza, tanto dos bráquetes quanto na estrutura ‘normal’ dos dentes.

Mas o uso das escovas especiais não é obrigatório para realizar a higiene bucal com aparelhos ortodônticos. As demais podem ser usadas, mas devem ter cerdas macias.

Fio dental com passa fio

A dificuldade para passar o fio dental com o aparelho não pode ser um entrave na limpeza dos dentes. Uma boa higiene bucal com aparelhos ortodônticos exige seu uso.

Aqui o mercado odontológico também fez a sua parte. Há o chamado passa fio que facilita o trabalho, atuando como uma agulha junto ao fio da costura. O super floss também pode ser utilizado.

Enxaguantes para finalizar a limpeza diária

O uso dos enxaguantes bucais também é indicado na limpeza completa de quem usa aparelho ortodôntico. Para saber qual o indicado para cada paciente, o melhor é obter informações junto ao profissional que faz o acompanhamento de sua saúde bucal, neste caso o ortodontista e sua equipe.

Cuidados com a alimentação

A higiene bucal com aparelho ortodôntico vai além de uma boa rotina de limpeza. Deve-se evitar aqueles alimentos que ficam grudados nos dentes. Se não é fácil de retirá-los dos dentes, imagina retirá-los dos bráquetes…

Essas são dicas básicas para se manter a higiene bucal com aparelhos ortodônticos, mas que devem ser lembradas e reforçadas sempre. Os aparelhos estão aí para melhorar a saúde bucal das pessoas, e não podem virar um incômodo maior que aquela dorzinha ao apertá-los, né?

Gostou de nossas dicas? Acesse o nosso blog e confira tudo sobre saúde bucal.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​